Inicio Hardware A Intel quer entrar na lista de clientes da TSMC para o...

A Intel quer entrar na lista de clientes da TSMC para o processo de 5nm!?

Como deve saber, grande parte do sucesso da AMD no mercado atual de processadores e placas gráficas deve-se às linhas de produção da sua parceira TSMC. Aliás, em boa verdade, não é só a AMD a aproveitar os grandes avanços tecnológicos na produção de micro-processadores. Visto que na lista de clientes também encontramos a NVIDIA, Qualcomm, Apple, Huawei, etc… Pois bem, e se vos dissesse que existe a possibilidade da Intel entrar nesta lista quando os 5nm começarem a produzir forte e feio?



A Intel quer entrar na lista de clientes da TSMC para o processo de 5nm!

Intel TSMC

Portanto, a TSMC está neste momento a trabalhar arduamente para que a passagem para o processo de 5nm não tenha grandes percalços pelo caminho.

Aliás, segundo a empresa, nem o COVID-19 irá conseguir influenciar o planeamento da gigante da produção de chips.

Dito isto, a TSMC deverá começar a produção em massa de produtos de 5nm no terceiro trimestre do ano, com o grande objetivo de chegar à quota total de 10% até ao fim de 2020. Curiosamente, a grande maioria da produção até já está reservada, com as maiores quantidades de produtos a serem encomendadas pelas Apple e Huawei. Duas fabricantes que deverão apresentar smartphones baseados em processadores de 5nm já na segunda metade do ano. (Apple A14 e Kirin 1000 no processo de 5nm / Apple A15 e Kirin 1100 no processo de 5nm+)

No entanto, temos uma autêntica gigante da indústria com olhos bem abertos para ver o que este novo processo irá conseguir trazer para o mercado.

Estamos a falar da Intel! A gigante dos micro-processadores que tem passado por um mau bocado devido às suas próprias linhas de produção. Afinal de contas, o nome da empresa aparece na lista de clientes ‘leaked’ pelo ChinaTimes.

Em suma, temos a AMD com os processadores Zen 4 e placas gráficas RDNA 3, a NVIDIA que também deverá basear a sua arquitetura Hopper neste mesmo processo de produção. E por fim a Intel! Contudo, se estava a pensar que o nome da Intel estava aqui para a produção de futuros CPUs Intel Core, está muito enganado… Parece que a gigante tecnológica que produzir as suas novas placas gráficas Intel Xe a partir das linhas da TSMC, de forma a não ter passar por problemas de performance numa fase crítica de entrada no mercado.

Ou seja, a Intel não quer passar novamente por algo similar aos 10nm, especialmente depois de todo o investimento feito no seu departamento de placas gráficas. Fraquejar logo no início não está nos planos da empresa. Por isso, talvez seja boa ideia apostar na TSMC.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

iPhone 12 Mini: adeus às ligações 5G vale 699 Euros

Se olharmos para as informações que circulam na Internet, os fãs da Apple vão ter de pagar muito para deitarem a mãos aos equipamentos...

(Mini-Review) Haylou LS02: 22€ já compram muito smartwatch!

Tenho tido a oportunidade de fazer análise a smartwatches de todos os tipos e feitios, e claro, de todos os preços. Por isso, tendo...

(Promoção) Xiaomi Mi 10 (8GB/128GB) a 464€ vindo de Espanha!

A gigante chinesa Xiaomi lançou no início do ano a gama de smartphones Mi 10 (Mi 10 e Mi 10 Pro), idealizada para rivalizar...

Ui ui! Reparou nos descontos da Sony e Microsoft!?

Ultimamente, temos visto tanto a Microsoft como a Sony a oferecerem descontos fantásticos em jogos. Que vão desde os mais recentes, até aos títulos...

Quer comprar placa gráfica? Não estamos na melhor altura!

Quer comprar placa gráfica? Não estamos na melhor altura! - Com o lançamento das novas NVIDIA GeForce RTX 3080 e RTX 3090, e claro,...