A Intel quer entrar na lista de clientes da TSMC para o processo de 5nm!?

Como deve saber, grande parte do sucesso da AMD no mercado atual de processadores e placas gráficas deve-se às linhas de produção da sua parceira TSMC. Aliás, em boa verdade, não é só a AMD a aproveitar os grandes avanços tecnológicos na produção de micro-processadores. Visto que na lista de clientes também encontramos a NVIDIA, Qualcomm, Apple, Huawei, etc… Pois bem, e se vos dissesse que existe a possibilidade da Intel entrar nesta lista quando os 5nm começarem a produzir forte e feio?



A Intel quer entrar na lista de clientes da TSMC para o processo de 5nm!

Intel TSMC

Portanto, a TSMC está neste momento a trabalhar arduamente para que a passagem para o processo de 5nm não tenha grandes percalços pelo caminho.

Aliás, segundo a empresa, nem o COVID-19 irá conseguir influenciar o planeamento da gigante da produção de chips.

Dito isto, a TSMC deverá começar a produção em massa de produtos de 5nm no terceiro trimestre do ano, com o grande objetivo de chegar à quota total de 10% até ao fim de 2020. Curiosamente, a grande maioria da produção até já está reservada, com as maiores quantidades de produtos a serem encomendadas pelas Apple e Huawei. Duas fabricantes que deverão apresentar smartphones baseados em processadores de 5nm já na segunda metade do ano. (Apple A14 e Kirin 1000 no processo de 5nm / Apple A15 e Kirin 1100 no processo de 5nm+)

No entanto, temos uma autêntica gigante da indústria com olhos bem abertos para ver o que este novo processo irá conseguir trazer para o mercado.

Estamos a falar da Intel! A gigante dos micro-processadores que tem passado por um mau bocado devido às suas próprias linhas de produção. Afinal de contas, o nome da empresa aparece na lista de clientes ‘leaked’ pelo ChinaTimes.

Em suma, temos a AMD com os processadores Zen 4 e placas gráficas RDNA 3, a NVIDIA que também deverá basear a sua arquitetura Hopper neste mesmo processo de produção. E por fim a Intel! Contudo, se estava a pensar que o nome da Intel estava aqui para a produção de futuros CPUs Intel Core, está muito enganado… Parece que a gigante tecnológica que produzir as suas novas placas gráficas Intel Xe a partir das linhas da TSMC, de forma a não ter passar por problemas de performance numa fase crítica de entrada no mercado.

Ou seja, a Intel não quer passar novamente por algo similar aos 10nm, especialmente depois de todo o investimento feito no seu departamento de placas gráficas. Fraquejar logo no início não está nos planos da empresa. Por isso, talvez seja boa ideia apostar na TSMC.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também