Ainda se lembra da altura do lançamento da NVIDIA GeForce GTX 1080? Afinal de contas, esta placa gráfica foi a rainha da performance durante uns bons e longos meses, até ao lançamento da GTX 1080 Ti que em boa verdade ainda hoje dá cartas em termos de performance pura e dura. (Ao fim ao cabo, oferece uma performance bem similar à RTX 2080)
O que acaba por levantar uma questão… A GeForce GTX 1080 ainda é uma placa gráfica de qualidade em 2019?
Portanto, apesar da GTX 1080 já não ser a rainha suprema que foi em 2016, ainda é uma excelente placa gráfica para jogos. Aliás, é perfeita para jogar títulos pouco exigentes em 1440p 144hz, ou os jogos mais recentes e mais pesados do mercado a 1440p 60Hz ou 1080p 144Hz.
É um componente que até possibilita fazer algumas brincadeiras em 4K em alguns jogos mais antigos.
Nota do Redator: Tenho um amigo que comprou na altura (2016) uma GTX 1080, no entanto, nos últimos meses anda completamente passado para trocar de placa gráfica. Ao que eu digo, “deixa-te estar quieto, a GTX 1080 chega e sobra para o teu monitor Full HD@144Hz.” Mas tenho mesmo dificuldade em convencer o rapaz.
No entanto, a culpa não é apenas da sua sua vontade de dar dinheiro à AMD ou NVIDIA… As pessoas pensam mesmo que a antiga topo de gama de 2016 é agora inútil. O que é um pensamento errado e perigoso para o consumidor.
Em suma, as novas placas gráficas da NVIDIA não trouxeram um grande salto de performance para cima da mesa. O seu foco foi mais na implementação de novas funcionalidades como o Ray Tracing, e claro, o aumento da eficiência energética do GPU.
Mas como o RTX é ainda uma vergonha a nível de desempenho, e o seu suporte super limitado no mercado… É fácil de chegar à conclusão que se por acaso tiver uma GTX 1080 no seu PC, talvez seja boa ideia esperar pela nova vaga de placas que deverá chegar em 2020.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.