Terça-feira, Setembro 16, 2025

A gasolina tem prazo de validade? E é bastante curto!

Este é um detalhe em que quase ninguém pensa, mas a gasolina não dura para sempre. Ou seja, tal como os iogurtes no frigorífico, ou o frasco de leite, o combustível no depósito do carro também tem prazo de validade.

A surpresa é que pode ser muito mais curto do que a maioria das pessoas imagina. Por isso, se porventura tem um híbrido plug-in, e já não liga o motor há algum tempo, pode estar a arranjar um problema grave para a sua vida.

  • LINK

Quatro semanas no depósito!

gasolina, gasóleo

De acordo com várias fontes, a gasolina começa a perder qualidade em menos de quatro semanas quando armazenada no depósito de um veículo. Isto não quer dizer que fique “estragada” ao fim deste tempo. Mas não é boa ideia deixar alongar muito além desta métrica.

Ou seja, se deixar o carro parado durante muito tempo, é provável que o combustível já não esteja em condições ideais quando decidir voltar a ligá-lo. Isto é importante para veículos que andem pouco, para híbridos PHEV que andem pouco a gasolina, etc…

Dito isto, em recipientes próprios, como os tradicionais jerrycans, a durabilidade pode estender-se para três a seis meses. Existem também estabilizadores que prolongam a vida útil para até um a três anos, mas apenas em condições muito específicas.

Porque é que a gasolina se estraga?

O combustível que abastecemos não é petróleo bruto.

Pelo contrário, é uma mistura refinada com vários aditivos, incluindo etanol. Este elemento tem tendência a absorver humidade do ar, e essa água acumulada pode corroer o sistema do motor.

Além disso, há ainda as olefinas, compostos que oxidam facilmente em contacto com o oxigénio, formando resíduos semelhantes a goma que podem entupir o motor. E como a gasolina é feita a partir dos hidrocarbonetos mais leves do petróleo, parte dessas moléculas pode evaporar ao longo do tempo.

E o Gasóleo?

O gasóleo também tem prazo de validade, mas geralmente dura mais tempo do que a gasolina.

Quanto tempo?
  • Em condições normais, armazenado num depósito de veículo, o gasóleo mantém-se estável entre 6 a 12 meses.
  • Se for guardado em recipientes adequados e bem selados, pode aguentar até 18 a 24 meses.

O fator das estações!

Outro detalhe curioso: a gasolina muda consoante a estação.

As petrolíferas ajustam a mistura para responder melhor ao frio do inverno ou ao calor do verão. Se tentar usar gasolina “velha” de uma estação na seguinte, pode ter ainda mais problemas no arranque.

Conclusão

Estamos habituados a ver filmes e séries, especialmente as que contam histórias do fim do mundo, onde é sempre possível retirar combustível de veículos e toca de andar de carro ou de mota. Mas… As coisas não são assim.

A Gasolina depois de posta no depósito, tem mesmo um prazo de validade.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙