À espera do 5G? É que a Samsung já tem planos para o 6G!

O 5G ainda é uma miragem no deserto para a grande maioria dos utilizadores, especialmente nós em Portugal. No entanto, a evolução não pode parar, e como tal, as gigantes do mundo das telecomunicações já estão a pensar no que vem a seguir… Ou seja, o 6G!

Dito isto, a Samsung é a atual maior fabricante de smartphones do planeta, e como tal, é também uma das empresas que mais atenta está ao que o futuro tecnológico nos reserva. Afinal de contas, se quer manter a liderança, tem que se manter pelo menos um passo à frente da concorrência.

Aliás, a Samsung está tão focada no assunto, que até já revelou publicamente quais são os seus planos para este futuro ainda um pouco distante.



À espera do 5G? É que a Samsung já tem planos para o 6G!

Samsung 6g

Portanto, caso não saiba, a Samsung anunciou no ano passado a abertura de um centro de pesquisa e desenvolvimento focado apenas e só nas redes 6G. Sabe porquê? A gigante Sul Coreana está mesmo apostada em investir já, para depois liderar a standardização da tecnologia em colaboração com outras grandes empresas da indústria.

Mas calma… é que segundo a própria Samsung, só vamos ver a implementação da tecnologia lá para 2028, com a comercialização em massa apenas em 2030.

Entretanto, é esperado que o 6G meta o 5G facilmente no bolso em termos de velocidade. Visto que a Samsung fala em picos de velocidade à volta dos 1000 Gbps, o que é basicamente 50x mais rápido que o 5G que ainda nem foi implementado convenientemente. Além disto, a latência fica abaixo dos 100 micro-segundos, enquanto no 5G se situa no mili-segundo. Ou seja, como a fiabilidade do sinal é 100x melhor em relação ao 5G, o 6G poderá ser a solução para cirurgias remotas, automação industrial, entre outras coisas super interessantes.

Mas a Samsung está a olhar para outros partes igualmente interessantes da tecnologia, nomeadamente no XR (Immersive Extended Reality), ou seja, uma mistura brutal de VR com AR.

Entretanto, a responsável pelos populares smartphones Galaxy S e Galaxy Note não é a única fabricante a brincar com o 6G! Ao fim ao cabo,  a Xiaomi e Ericsson também já estão em fase de estudo e desenvolvimento. Aliás, a Huawei já começou a trabalhar na tecnologia no ano passado no Canadá.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também