Se achavas que a crise da memória RAM era complicada… prepara-te, porque a situação da NAND pode ficar ainda pior. Ou seja, de acordo com novos relatórios da indústria, a Samsung prepara-se para aumentar novamente os preços da memória NAND no segundo trimestre de 2026, depois de já ter feito um aumento semelhante no primeiro trimestre.
Na prática, isto significa que os preços podem continuar a disparar durante os próximos meses.
Samsung quer aumentar os preços em até 100%!
Segundo informações avançadas por várias publicações coreanas, a Samsung planeia subir os preços da NAND em cerca de 100% no segundo trimestre. Se isto se confirmar, será o segundo aumento massivo consecutivo este ano.
Ou seja, apenas em 2026, os preços da NAND podem acabar por subir mais de 200%.
Para perceber a gravidade da situação, importa referir que os preços já tinham disparado cerca de 450% ao longo do último ano, impulsionados principalmente pela enorme procura da indústria de inteligência artificial.
A inteligência artificial está a consumir toda a memória disponível. TODA!
Tal como aconteceu anteriormente com a memória DRAM, a procura por hardware dedicado à inteligência artificial está a transformar completamente o mercado. Servidores de IA, centros de dados e sistemas de computação avançada utilizam quantidades enormes de memória e armazenamento.
Além disso, os SSD também estão a ganhar um papel cada vez mais importante em infraestruturas de IA modernas, sendo usados para lidar com cargas de trabalho que exigem grandes volumes de dados.
Com empresas tecnológicas e hyperscalers a comprar praticamente toda a produção disponível, os fabricantes de memória ganharam uma enorme vantagem nas negociações.
E isso está a refletir-se diretamente nos preços.
Não é só a Samsung
Embora a Samsung seja um dos maiores produtores mundiais de memória NAND, não está sozinha nesta tendência. Outras empresas como SK Hynix, Kioxia, SanDisk e outros fabricantes também estarão a preparar novos aumentos de preços.
O problema é simples. Quando os maiores produtores aumentam preços ao mesmo tempo, os clientes acabam por não ter muitas alternativas.
Isto vai ter impacto em tudo, outra vez.
O impacto disto no mercado de consumo pode ser significativo. A memória NAND é a base de praticamente todos os SSDs, desde os modelos usados em computadores pessoais até aos discos usados em consolas, servidores e centros de dados.
Também é a memória que dá vida ao armazenamento dos smartphones.
Se os preços continuarem a subir a este ritmo, os SSDs poderão tornar-se significativamente mais caros.
Como sempre, no final da cadeia, como quase sempre acontece na tecnologia, a conta acaba por chegar ao consumidor.








