A China anda a vir forte para a Europa… com carros velhos! – O mercado automóvel europeu está a ser inundado por marcas chinesas que prometem a revolução elétrica a preços competitivos, e de facto cumprem essa promessa. No entanto, se olharmos para lá da pintura brilhante e do cheiro a novo, descobrimos uma realidade curiosa. Muitos destes carros já andam a circular na China há vários anos.
A China está a crescer de uma forma absurda em Portugal, e nós ainda não vimos nada.
Portanto, como é óbvio, não estou a dizer que as marcas chinesas estão a lançar carros usados. Isso não faria sentido. O que estou a dizer é que a tecnologia está longe de ser nova, e isso é fácil de notar em muitos carros que andam a circular nas nossas estradas.
De facto, em muitos casos, são veículos que já são velhos conhecidos do mercado asiático, com várias atualizações de forma a serem aceites no espaço europeu.
Por exemplo, o BYD Dolphin, que foi uma das primeiras apostas da marca chinesa em Portugal, foi originalmente lançado na China em 2021. Sim, claro que a versão que temos por cá já levou várias atualizações, especialmente no lado do software. Mas não é novidade. Podemos dizer o mesmo do Seal e do Han da mesma fabricante.
O exemplo da Leapmotor e o “atraso” da Xiaomi
Se tiveres essa oportunidade, experimenta um C10 da Leapmotor e depois tenta entrar num Leapmotor B10. Segmentos diferentes, preços também eles diferentes, mas o B10 parece um carro mais moderno. Porquê? Porque é um automóvel baseado em tecnologias mais recentes e, por isso, mais adaptado à nossa exigência.
De facto, até o carro da Xiaomi, o SU7, que há vários meses fez capas de revista e tem data marcada para chegar ao nosso mercado algures na segunda metade de 2027, é um carro originalmente anunciado e lançado em 2024.
Porque é que isto está a acontecer?
A resposta é simples: “Preço e Agilidade para um lançamento na Europa”.
Homologar um carro na Europa demora tempo. Quando uma marca chinesa decide exportar um modelo, muitas vezes escolhe o que já tem em produção em massa há anos para garantir preço e volume. O resultado? Nós pagamos preços de 2026 por engenharia de 2021 ou 2022.
A minha visão? Isto não significa que estamos a receber maus carros. Longe disso. Os carros chineses estão a ter sucesso porque são de facto muito competentes para o preço.
Ainda assim, estamos a viver um momento cínico no mercado automóvel. As fabricantes chinesas estão a usar a Europa como um “outlet” de luxo. Vendem-nos modelos que já estão a ser substituídos na China por versões muito mais avançadas, aproveitando-se da falta de alternativas elétricas baratas no nosso continente.
Como é óbvio, isto também significa que não estamos a receber as tecnologias mais recentes e vibrantes do mercado asiático. Como as portas que se abrem com gestos, pneus que são trocados sem macacos, etc… Se os chineses já têm sucesso agora… imagina daqui a uns anos.





