Tive a ideia genial de ir de “mini férias” com um carro elétrico, neste caso, um Alfa Romeu Junior Elletrica com uma bateria de 54kWh que promete uma autonomia WLTP de 410 quilómetros, o que no mundo real é algo mais próximo dos 340 quilómetros.
No meu caso um pouco menos que esses 340 quilómetros, visto que teria de fazer muita autoestrada (Salvaterra -> Espinho).
Ou seja, o Junior não é, nem nunca foi pensado, como um carro “papa quilómetros”. A ideia é ser um automóvel citadinho com uma boa condução, ao conseguir aliar o design SUV a uma condução e estilo Alfa.
Ainda assim decidi arriscar… e… Correu bem!
A ansiedade da bateria é (quase) uma coisa do passado!

Portanto, quando os carros elétricos começaram a aparecer em força, muitas eram as críticas apontadas às autonomias que pura e simplesmente não correspondiam à realidade.
Isto era especialmente verdade em autoestrada, porque acima dos 110 km/h, a bateria de um carro elétrico começava a desaparecer como bombons em qualquer mesa onde eu esteja perto durante época natalícia.
Mas, nos dias que correm, é muito mais fácil viver com isto.
Ainda não é perfeito.
Os elétricos modernos já são bastante mais eficientes, e como tal, mostram autonomias muito mais convincentes. Na realidade, carros como o Junior não trazem uma autonomia por aí além para cima da mesa. Mas, o que prometem, cumprem, e é isso que de facto interessa.
Dito tudo isto, eu sabia o que tinha de fazer, fiz o meu plano, e se quisesse, nem tinha de carregar duas vezes no caminho para cima. Bastava uma boa carregadela e chegava ao hotel sem grandes problemas.
Eu confiei no carro, e ele entregou!
Aliás, tive tanta confiança no carro que cheguei ao Porto na primeira noite com 11% de bateria, cheguei a Braga na segunda noite com apenas 5%, e hoje, a voltar para baixo, carreguei na Mealhada depois de chegar ao carregador com apenas 4% de bateria.
Sem medos, sem ansiedade! Tem 30 quilómetros na bateria? Ele vai fazê-los! Sem problema.
Estamos a melhorar!
