A AMD continua a ‘roubar’ com sucesso quota de mercado à Intel!


Por em

A AMD está a ter um ano de 2019 de sonho… Isto não é novidade para ninguém! É que além dos super populares Ryzen 3000, as novas placas gráficas RX 5700 ‘Navi’ também foram uma lufada de ar fresco para o mercado.

Mas o que é realmente importante no meio disto tudo, é que segundo a Mercury Research, a AMD está mesmo a conseguir roubar quota de mercado a sério das mãos da Intel. É claro que a empresa ainda está atrás da sua Gigantesca Rival… Mas também é verdade que está finalmente a bater o pé, depois de 10 anos na sombra da Intel.

A AMD continua a ‘roubar’ com sucesso quota de mercado à Intel!

Intel vs AMD

Portanto, no mercado desktop, a AMD tem visto a sua quota de mercado aumentar todos os trimestres desde 2017. Conseguindo agora alcançar a marca dos 18% a nível mundial, com um crescimento de 5% (ano após ano) e um aumento de 0.9% em relação ao trimestre passado.

Um resultado excelente, mesmo tendo em conta as dificuldades de produção que a fabricante teve desde o bombástico lançamento de Julho de 2019. Em que os Ryzen 3700X e 3900X passaram mais tempo fora de stock do que nas prateleiras das lojas. (Segundo o CTO Mark Papermaster, os yields não eram suficientemente altos para alimentar toda a procura nas gamas mais altas do mercado)



Similarmente, no mercado de servidores a AMD também está a crescer significativamente! Ao fim ao cabo, já detém uma quota de mercado de 4.3%, que por sua vez significa um crescimento ano após ano de 2.74%. (No início do ano, vários especialistas previram que os processadores EPYC Rome da AMD iriam forçar a Intel para uma quota abaixo dos 90% em 2020.)

Por fim, os processadores mobile da AMD também estão a caminhar na direção correta com uma quota de mercado de 14.7%. Algo que deve ganhar ainda mais força no início de 2020, com os novos Ryzen 4000 mobile finalmente baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm.

Em suma, a Intel ainda domina o mercado de CPUs, em todas as suas vertentes… Contudo, já começa a sentir o peso da AMD nas suas costas, sendo agora obrigada a baixar os seus preços em quase 50%.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

(Mafia 4) Nova personagem principal e lançamento marcado para 2021!

Xiaomi patenteou smartphone dobrável com 5 câmeras ‘Pop-Up’!

Seguinte