É inegável que a DIGI entrou em Portugal e abanou o mercado com uma oferta obviamente focada em preços baixos. Claro que a oferta era simples, quase sempre sem grandes complicações. Mas isso também faz falta. Os pacotes das grandes operadoras são demasiado complexos, com serviços que os consumidores pagam e muitas vezes nem usam.
Sim, existiam muitos problemas no início da aposta, muitos deles ainda existem, o que é natural… A DIGI tem pouco mais de 1 ano de atividade em Portugal. Mas, tudo isto foi uma lufada de ar fresco para o nosso mercado.
Claro que, como resposta, as três grandes operadoras mexeram-se de imediato. De facto, até se mexeram antes do lançamento oficial da oferta da DIGI, de forma a ter uma resposta pelo menos similar. Estamos a falar das operadoras low-cost Uzo, Amigo e Woo.
Mas, algumas destas low-cost até já oferecem um serviço a meu ver essencial em 2026, que a DIGI (ainda) não oferece.
Estamos a falar do eSIM. Sim, ele existe na DIGI, mas chegar até ele devia ser MUITO mais rápido.
A adesão devia ser imediata
Se quiseres testar a infraestrutura da DIGI no teu telemóvel, para perceber se de facto vale a pena arriscar e dar o salto, o caminho mais fácil é tentar arranjar um eSIM e usar a nova operadora lado-a-lado com a tua operadora atual.
Mas, ainda não é possível subscrever um tarifário DIGI online e receber de imediato o eSIM no e-mail ou na app da operadora. Infelizmente tens de fazer todo o processo de adesão e esperar pelo cartão SIM em casa (no correio). O que pode demorar até 1 semana.
É mau para o consumidor que tem de esperar, que perde um serviço que devia ser imediato, mas é também mau para a DIGI, que arrisca perder um potencial consumidor que ficava logo servido e podia ficar agradado com o serviço.
Num mundo em que os consumidores querem tudo “já“, a DIGI continua a falhar neste campo. Outras já oferecem este serviço, como a Woo, e de facto até a Lyca.
A marca fala muito em liberdade de escolha. E bem. Mas essa liberdade só é total quando alguém pode aderir hoje e estar a usar o serviço minutos depois.
Mas… Sim! Depois da espera, a rede móvel está de facto muito superior!
A cobertura da DIGI em Portugal, no início da sua oferta comercial, era… Minimamente decente. Hoje em dia está muito superior. Até no profundo Alentejo vais ter rede.
Claro que não vais ter o mesmo sinal que uma NOS, Vodafone ou MEO. Ainda não é possível. Mas, já está muito mais perto daquilo que é considerado normal em Portugal.








