Recentemente, surgiu um novo esquema fraudulento que está a circular em massa nos telemóveis portugueses e que utiliza a solidariedade como isca. Através de uma denúncia partilhada na comunidade r/portugal do Reddit, ficámos a saber que os burlões estão a enviar mensagens em nome da Proteção Civil (PROTCIVIL) para solicitar doações urgentes. A mensagem afirma que tempestades graves causaram danos severos no país, focando-se especialmente na zona de Leiria.
Nova burla da Proteção Civil: tem cuidado
Entretanto, este tipo de abordagem é particularmente perigosa porque tenta manipular as tuas emoções. Ao mencionarem uma tragédia local, os criminosos esperam que tu ajas por impulso sem verificares a veracidade da informação. No entanto, existem vários sinais de alerta óbvios nesta mensagem que deves aprender a identificar para não seres a próxima vítima.
Os sinais de alerta que não podes ignorar
Apesar de a mensagem parecer urgente, ela contém erros que denunciam imediatamente a fraude. Em primeiro lugar, a Proteção Civil nunca solicita doações diretas para contas bancárias através de SMS. Além disso, se olhares com atenção para os detalhes fornecidos pelos burlões, verás que algo não bate certo:
O IBAN Estrangeiro: O número de conta fornecido começa por LT66, o que indica que a conta está sediada na Lituânia. É impossível que uma entidade oficial portuguesa peça fundos para uma conta internacional.
Nome Individual: A suposta destinatária é uma tal de Diretora Marta Vicente. As instituições públicas nunca usam nomes de pessoas singulares para este tipo de procedimentos.
Falta de Contexto Oficial: A mensagem é curta, direta e não redireciona para nenhum portal oficial do governo ou site fidedigno de ajuda humanitária.
Consequentemente, se receberes este texto, deves ignorá-lo de imediato. Por outro lado, se conheceres alguém que seja mais vulnerável a este tipo de esquemas, como familiares idosos, avisa-os sobre esta campanha específica para evitar que façam transferências bancárias por engano.
O que deves fazer se receberes este SMS?
Se este alerta da “PROTCIVIL” bater à tua porta digital, o primeiro passo é não clicar em nada e não fazer qualquer transferência. Além disso, podes ajudar a travar este crime ao utilizares a plataforma Burla ou Não. Como falamos anteriormente, este projeto permite que denuncies o número e o IBAN, ajudando a base de dados a crescer e a alertar outros utilizadores em tempo real através da aplicação oficial para Android e iPhone.
Desta forma, transformas uma tentativa de burla numa ferramenta de proteção para toda a comunidade. Lembra-te que, em 2026, a imaginação dos criminosos não tem limites, mas a tua capacidade de análise e as ferramentas comunitárias são a melhor defesa que podes ter.








