Este pode ser um dos lançamentos mais importantes de 2026

Nos últimos anos, temos andado todos a discutir o mesmo problema, especialmente no início deste ano de 2026. Os computadores estão a ficar mais caros, o hardware começa a ser racionado e, ao mesmo tempo, passamos cada vez mais tempo agarrados ao smartphone.

Tudo isto enquanto a indústria insiste que precisamos de mais potência, mais IA e mais subscrições.

É neste contexto que surge o NexPhone. E não, não é “apenas mais um smartphone diferente”. Pode muito bem vir a ser o futuro da computação caseira, ou pelo menos uma das ideias mais relevantes de 2026.

Um smartphone que quer ser um computador!

Portanto, à primeira vista, o NexPhone parece apenas mais um telemóvel Android com um ecrã de 6.6”. Mas a ideia vai um bocadinho mais longe!

Ou seja, este é um smartphone capaz de correr três sistemas operativos distintos. Android, Linux (Debian) e Windows 11. Não é uma versão limitada, não é streaming, nem é cloud. É mesmo o sistema operativo a correr localmente no dispositivo. Num “simples” smartphone.

Na prática, o NexPhone tenta fazer algo que muita gente anda a prometer há anos, mas quase ninguém conseguiu concretizar de forma séria. Ou seja, transformar o smartphone no centro de toda a experiência computacional.

Isto significa que podes usá-lo como telefone, mas também podes ligá-lo a um monitor, teclado e rato, e passar a ter um ambiente de trabalho completo, seja em Linux ou em Windows.

Aqui vale a pena dizer que isto não é uma ideia nova. Mas a forma como está a ser implementada aqui é diferente.

Três sistemas operativos em um só dispositivo

O truque está na forma como os sistemas convivem.

Ou seja, podes arrancar o NexPhone em Android e continuar a usar tudo como num smartphone normal. Ou podes arrancar em Linux, mantendo acesso aos ficheiros do Android. Por fim, no lado do Windows 11, tudo corre de forma independente, como um sistema completo, sem atalhos nem emulações estranhas.

Ou seja, de repente, aquele “computador barato para tarefas simples” passa a ser… o teu telefone. Emails, browser, Office, trabalho remoto, gestão de ficheiros, tudo num único dispositivo.

Claro que isto não vai substituir um PC potente, nem é essa a ideia. Isto não é para fazer edições, ou para jogar. É para a esmagadora maioria das tarefas do dia a dia, onde vai ser mais do que suficiente.

O hardware não é de topo? Isso não é um erro?

Uma das críticas mais comuns ao NexPhone é o processador. Não é recente, não é topo de gama, e de facto, até já tem alguns anos em cima. Mas isto não é um erro. É uma escolha.

O chip foi selecionado pelo suporte a longo prazo, com uma promessa de até 10 anos. Junta-se a isso 12 GB de RAM, e tens uma base estável para tarefas leves em Windows e Linux.

Pelo que já foi possível ver em vídeos do dispositivo em funcionamento, o desempenho é aceitável para aquilo a que se propõe. Aliás, talvez seja essa a maior virtude do NexPhone: não promete o impossível.

Pode ser a resposta aos PCs cada vez mais caros

beeling eqr6: um mini-pc ao preço certo, pronto para tudo!

Com RAM, armazenamento e processadores a ficarem mais caros por causa da IA, e claro, com a indústria cada vez mais focada na cloud, a ideia de ter um único dispositivo que faz tudo começa a ganhar muito mais sentido.

Ou seja, em vez de comprar um portátil barato, um tablet e um smartphone, porque não um único equipamento que se adapta ao contexto?

Conclusão

O NexPhone não vai ser para toda a gente. Não vai substituir um PC a sério. Nem vai agradar a quem quer apenas um smartphone “normal”.

Mas pode muito bem ser um dos lançamentos de hardware mais importantes de 2026, não pela potência, mas pela ideia.

Num mundo onde tudo caminha para subscrições, cloud e perda de controlo, a proposta de ter um computador inteiro no bolso, que pode ser ligado a um hub quando chegas a casa, que por sua vez dá vida a um monitor, e a um telado, etc… É… Interessante.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também