Como estamos fartos de dizer, os preços da memória estão a disparar. Sem dó nem piedade. Aliás, de acordo com a informação que começou a circular nas últimas horas, distribuidores ligados à Samsung estarão a aumentar os preços de todos os produtos de memória em valores que podem chegar aos 80%. Isto com efeitos praticamente imediatos.
Vamos sentir já a partir de Março. Em quase tudo aquilo que levar memória ou armazenamento baseado em chips NAND Flash.
Aumentos de 80%? Quando? Agora!

Ao que tudo indica, esta informação chegou à Internet a partir de um distribuidor autorizado da Samsung e aponta para aumentos transversais em DRAM e outros produtos de memória. A informação ainda não foi confirmada oficialmente pela marca, mas encaixa demasiado bem no cenário atual para ser ignorada.
Ainda assim, apesar do aumento absurdo do preço, a Samsung planeia aumentar a produção de DRAM em apenas 5% ao longo de 2026. Cinco por cento. Num mercado onde a procura está a explodir por causa da IA, dos data centers e do hardware de alto desempenho.
É controlo!

A estratégia parece clara e não é exclusiva da Samsung. Também a SK hynix e a Micron têm mostrado pouca vontade em expandir capacidade de forma agressiva. Porquê? Simples. Desta forma é possível aumentar (e muito) a margem de cada produto vendido.
A produção é a mesma, mas o dinheiro ganho é muito superior. Win win.
Aliás, segundo estimativas da TrendForce, o valor total da indústria da memória deverá atingir 551.6 mil milhões em 2026 e saltar para 842.7 mil milhões em 2027. Um crescimento anual superior a 53%.
Com números destes, não há grande incentivo para baixar preços ou acelerar produção. Pelo contrário.

