Isto não é, por enquanto, uma review completa aos novos FreeClip 2 da gigante Chinesa Huawei. É um artigo de “primeiras impressões”, onde vamos tentar passar um pouco daquilo que a fabricante tentou fazer, tentou mudar, e de facto foi capaz de entregar.
Vamos a isso?
Huawei FreeClip 2 – Os earbuds mais diferentes do mercado?
Os Huawei FreeClip 2 não são earbuds para toda a gente. São ainda mais diferenciados que todos os outros earbuds “abertos” do mercado.
Isto é algo que se percebe em segundos, logo à primeira vista. O design em formato de clip continua a ser estranho, chamativo e pouco discreto. Ou seja, qualquer pessoa que fala contigo 5 minutos, vai perceber que tens uma “cena estranha” nas orelhas.

Porém, também continua a ser incrivelmente confortável. Colocam-se na orelha como um acessório, não entram no canal auditivo e, passado pouco tempo, quase nos esquecemos que estão lá. Isto era verdade com os primeiros FreeClip, e é ainda mais verdade agora na segunda versão. Em conforto, a Huawei acertou em cheio.
Para uso prolongado, chamadas, podcasts ou música de fundo enquanto se anda na rua, trabalham muito bem.
Dito isto… A grande surpresa está no som.
Não me posso ainda alongar porque o produto está em embargo, mas apesar de continuarem a ser earbuds abertos, e de por isso mesmo não conseguirem isolar grande coisa, nota-se claramente que houve um salto face à primeira geração. O som tem mais corpo, mais equilíbrio e menos aquela sensação metálica do modelo original.
Claro que há compromissos.
Mas isto é verdade para qualquer earbud aberto. Não há milagres. A física continua a ser quem mais manda no nosso dia-a-dia. Ou seja, há fuga de som, o detalhe não impressiona e em ambientes barulhentos a música passa para segundo plano. Mas… Estes FreeClip 2 não querem competir com earbuds premium fechados. Querem ser confortáveis, práticos e suficientemente bons para acompanhar o dia a dia.
Além disso, também querem ser bonitos. Querem fazer parte da tua indumentária. Aliás, querem ser um dos pontos mais fortes daquilo que vestes e usas no dia-a-dia. De facto, até abrem portas a personalização. Porque além do facto de terem aspeto de brincos, podes meter mais coisas no arco para saltarem ainda mais à vista.

É uma união da tecnologia com a moda, e claro, com o teu vibe do dia-a-dia. É, no final do dia, uma ideia brutal.
Sim, são inegavelmente earbuds que parecem mais pensados para o público feminino. Mas, também não ficam mal nas orelhas de um homem.

Conclusão
Em resumo, primeiras impressões positivas. Não são earbuds para audiófilos, nem para quem quer isolamento total. Mas para quem valoriza conforto, consciência do ambiente e um som que finalmente já não compromete tanto como no passado, os Huawei FreeClip 2 fazem muito mais sentido do que a primeira geração.
Especialmente se queres saltar à vista de tudo e todos.

