AMD promete segurar preços das gráficas. Será possível?

A AMD veio a público garantir que a sua estratégia passa por manter os preços das placas gráficas o mais baixos possível, apesar da escassez de DRAM que está a baralhar completamente o mercado de PCs.

Sem dúvida que a promessa é bonita. O problema é que o contexto atual não ajuda nada a que isso se cumpra.

A memória é o verdadeiro problema. Mas não é o único!

A atual vaga de investimento em inteligência artificial está a sugar memória como nunca.

amd radeon rx 9070 já está a aquecer para entrar!

DRAM e VRAM tornaram-se recursos disputados, caros e instáveis. O impacto já se sente em tudo. PCs pré feitos, portáteis, smartphones e, claro, placas gráficas. Aliás, ontem tivemos um representante de uma marca de smartphones a afirmar que os preços vão disparar já em Março.

Entretanto, enquanto algumas marcas tentam absorver parte do custo, outras nem pensam duas vezes antes de subir preços. E há ainda quem esteja claramente mais interessado no mercado de IA do que no consumidor tradicional.

AMD diz que está a trabalhar com os parceiros!

Em declarações recentes, David McAfee, vice presidente da divisão Ryzen da AMD, explicou que a empresa mantém parcerias estratégicas de longa data com os principais fabricantes de memória, precisamente para garantir fornecimento e preços minimamente controlados.

O problema é que nem a AMD consegue prever o futuro. Com um dos grandes fabricantes de memória a abandonar o segmento de consumo, o cenário torna-se ainda mais apertado. Aqui, a AMD acaba por estar numa posição muito semelhante à da NVIDIA.

Segundo McAfee, sem memória ao preço certo, torna-se extremamente difícil construir placas gráficas competitivas com os parceiros AIC e cumprir os valores de referência prometidos ao mercado.

MSRP cada vez mais difícil de respeitar. Mas…

A AMD diz que está a trabalhar de perto com os seus parceiros para conter aumentos, mas admite que manter os preços próximos do MSRP vai ser uma tarefa complicada se os custos da memória continuarem a disparar.

Mas, a AMD percebe que tem de ganhar quota de mercado, por isso, com a NVIDIA a aumentar os preços no imediato, ao mesmo tempo que acaba com alguns modelos populares. Existe uma janela de oportunidade. Isto mesmo que seja uma janela com margens mais reduzidas.

Promessa certa, realidade incerta

A estratégia da AMD faz sentido e é, sem dúvida, a mais simpática para o consumidor. O problema é que a matemática não perdoa. Se a memória continua cara, alguém vai ter de pagar a conta.

A grande questão não é se a AMD quer manter os preços baixos. É se vai conseguir fazê-lo durante mais do que alguns meses. Porque mesmo com boa vontade, e até uma aposta para ganhar em alguns pontos à velha rival. A realidade é que isto não é comportável para ninguém.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também