Aviso está feito para Portugal. Vai tudo aumentar em Março!

Durante a manhã de hoje tivemos o lançamento de novos smartphones para o mercado português, mas o que continua a saltar à vista de todos não são os aparelhos em si, por muito interessantes que estes sejam.

A música para 2026 está escolhida, e está em loop eterno. Os preços vão aumentar. Vais começar a notar isso em tudo, já a partir do final do primeiro trimestre do ano.

Aviso está feito para Portugal. Vai tudo aumentar em março!

Portanto, segundo vários especialistas de mercado, que têm de conseguir lançar e vender produtos em Portugal, os preços de tudo o que é tecnologia vão aumentar de forma muito significativa em 2026. Possivelmente mais do que uma vez ao longo do ano.

O primeiro aumento acontece já em março, que marca o final do primeiro trimestre, e ao que tudo indica vai bater com força no mundo dos smartphones. Aliás, ficou bem claro que muitas das grandes marcas estão a apontar para esse mês para ajustar preços nos seus novos lançamentos. A Samsung surge logo como um dos exemplos mais óbvios, até porque é mais ou menos nesta altura que deverá apresentar a nova geração Galaxy S26.

Um Galaxy S26 a 1599€, ou até mais do que isso? É perfeitamente possível. Aliás, começa a ser bastante provável.

No fundo, fala-se num aumento acumulado na ordem dos 30% ao longo do ano. Ainda não é claro se isto vai acontecer de uma só vez ou de forma faseada, com pequenos acertos ao longo do ciclo de vida dos produtos. Mas uma coisa parece garantida. Mais barato não vai ficar.

Porquê?

Segundo aquilo que nos foi explicado, a grande dor de cabeça está na memória.

Em especial na RAM LPDDR, a memória de baixo consumo normalmente (mas ainda assim poderosa) utilizada nos smartphones, que disparou brutalmente em preço. E não é só a RAM. A memória NAND Flash, responsável pelo armazenamento, está num barco muito parecido.

Ou seja, dois dos componentes mais importantes de qualquer smartphone estão muito mais caros, sem sinais claros de normalização a curto prazo. As fabricantes ficam encostadas à parede. Ou sobem preços, ou cortam especificações.

E quando olhas para o mercado atual, já começas a perceber qual destas opções está a ganhar.

Menos RAM em modelos caros, menos armazenamento de base, câmaras recicladas, sensores mais antigos e melhorias cada vez mais tímidas geração após geração.

O problema é que, mesmo com cortes, desta vez, o aumento vai mesmo chegar ao consumidor. E Portugal, como quase sempre, não vai escapar. Aliás, Portugal vai sempre sofrer mais, porque os impostos são ligeiramente mais elevados por cá.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também