Somos beta testers e fingimos que está tudo bem?

O mundo da tecnologia é acusado de muita coisa. De preços altos, falta de inovação, designs iguais um pouco por todo o lado, etc… Mas há outra coisa profundamente errada na forma como hoje em dia se lança tecnologia.

Ou seja, pagamos 1000€, ou por vezes até acima de 1500€ por um topo de gama, temos logo atualizações para fazer assim que este sai da caixa, e nem assim fica “bom“. Ou seja, por vezes andamos a usar um produto que claramente ainda não devia estar nas mãos do público.

Curiosamente, isto já acontece um pouco por todo o lado. No Android, no iOS, no Windows, nas consolas, em todo e qualquer jogo, nas apps. É inacreditável. Antes inscrevíamo-nos num programa de testes. Agora pagamos por ele.

Aliás, já me aconteceu ficar a pé em alguns carros, porque o software tem um pânico qualquer. É uma loucura.

Pagar para testar bugs?

Compras o melhor modelo da marca, aquele que devia mostrar tudo o que a empresa sabe fazer. Mas… Depois descobres que há bugs graves, consumo estranho de bateria, falhas aleatórias, sobreaquecimento, ou até funcionalidades prometidas que só chegam “num update futuro”.

O iPhone 15 Pro é um excelente exemplo disto mesmo, que usou e abusou da IA como “grande novidade”, e ainda hoje, altura em que já temos o iPhone 17 nas prateleiras, tem uma IA que é … Uma desilusão.

E as atualizações? É o caos!

As atualizações chegam, mas estragam uma coisa, corrige outra, cria um problema novo, e passado uns dias vem o patch seguinte. E depois outro. E outro. Até deixares de saber qual foi a versão estável.

Entretanto, lá estás tu a carregar em “Enviar feedback” como se isso fizesse parte da experiência premium.

O problema não é o software ser complexo

Sim, o software é complexo. Sempre foi. Mas… Não é por aí.

As empresas nunca tiveram tanto dinheiro, tantas equipas, tantos dados e tantos utilizadores reais para testar. O que mudou não foi a dificuldade técnica. Foi a tolerância ao erro e a pressa em lançar.

Lança-se primeiro, corrige-se depois. As pessoas aceitam, continuam a comprar, e por isso está tudo bem.

Isto só acontece porque nós deixámos

Antigamente, um produto tinha de sair funcional. Caso isso não fosse verdade, as críticas matavam um produto. Até porque nem existiam estas atualizações semais, nem promessas vagas.

O produto era o que era, e acabava ali.

Hoje? Nós permitimos todos. Estamos pouco exigentes.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também