Carros chineses iam falhar. Portugal diz que não!

Carros chineses já não assustam ninguém? – Quando se fala em carros Chineses, há opiniões em todos os sentidos. Mas, a realidade é que o público português não faz uma cara feia a este tipo de veículo. De facto, fica interessado, vai pesquisar, e… quer comprar!

Caso não saibas, as marcas Chinesas estão a ter sucesso em Portugal, e de facto, um pouco por toda a Europa. Porquê? Simples, porque há propostas muito boas, e claro, sempre muito foco na qualidade-preço.

O problema nunca foi a vontade. É o preço!

Muito se fala do parque automóvel antiquado em Portugal, mas… Os Portugueses querem carros novos!

O problema é que muitas das vezes, o português comum não consegue dar esse passo porque o preço é exagerado, e quase sempre a olhar para modelos base completamente despidos daquilo que realmente cheira a novo.

Por sua vez, e isto muda o jogo, estas marcas chinesas apresentam alternativas muito bem equipadas a preços que fazem sentido.

BYD e Xpeng já contam para o totobola!

Faz ideia de quantos carros a BYD e a Xpeng já venderam neste pequeno pedaço de terra à beira mar plantado? É significativo, e é também sem grandes dúvidas um sinal do que aí vem.

Eu lembro-me muito bem da loucura que foi com o carro da Xiaomi há alguns anos, quando foi inicialmente anunciado pela Gigante Chinesa mais conhecida pelos seus smartphones. Em que todo e qualquer artigo que escrevia tinha visualizações absurdas.

Logo aí percebi que o estigma dos “carros Chineses” podia não ser assim tão poderoso como muitas marcas Europeias esperariam.

Os números confirmam a tendência!

E agora? Bem, os números de 2024 e 2025 confirmam isso mesmo.

Claro que nem todas as marcas Chinesas conseguem ter números incríveis. Mas, há duas que impressionam. Estamos a falar da BYD e da Xpeng. Ambas com mais ou menos 2 anos de atividade em Portugal.

Para teres uma ideia mais concreta, a BYD vendeu 6059 carros durante o ano de 2025, um aumento de 94.1% face a 2024. (Este foi o segundo ano completo da marca em Portugal, e o crescimento fala por si mesmo.)

Por sua vez, a Xpeng vendeu 900 carros durante o ano de 2025, um aumento de 946%, visto que em 2024 vendeu apenas 86 veículos.

Made In China?

Ah… E aqui estamos a falar de marcas Chinesas a vender carros feitos na China. Não estamos a ter em conta todas as marcas Europeias que produzem na China, e depois importam para a Europa.

Por isso sim, carros chineses não nos assustam. Ficamos claramente com mais medo dos impostos absurdos, que claro está, têm um impacto ridículo no preço de aquisição de um automóvel novo.

Fonte – Vendas Carros em Portugal (ARAN)

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também