2026 é o ano em que vais comprar muita coisa usada!

Se por alguma razão estavas a pensar comprar uma consola, um telemóvel, um portátil, ou qualquer outro produto deste tipo, bem… Estás com azar. As coisas vão encarecer de uma forma descontrolada. Aliás, já começaram no final de 2025, e ao que tudo indica, até pelo menos meio de 2026, vai ser a loucura.

Mas, se já fazia sentido olhar para as plataformas de tecnologia usada, porque a estagnação tem sido palpável, agora faz ainda mais. Aqui estamos a falar de recondicionados, mas também das plataformas como o Wallapop, Vinted e OLX. 

2026 é o ano em que vais comprar muita coisa usada!

olx

Comprar usado não tem de ser uma coisa que dê vergonha. Isto é logo ponto assente.

Especialmente quando os mercados andam loucos, ao mesmo tempo que também temos de meter uma grande fatia de ganância em cima das crises de chips que estão cada vez mais comuns.

Comprar cada vez mais caro, só porque é novo, não tem de ser lei. Pode ser uma opção. E alternativa é coisa que não falta nos dias que correm.

Claro que tens de saber analisar que negócios valem a pena, porque nem tudo o que reluz é ouro. Mas, é possível encontrar grandes negócios.

Ou seja, 2026 vai ser um ano muito interessante, mas também chocante para quem estava a planear comprar alguma coisa dentro do mundo da tecnologia. Os smartphones vão aumentar, os tablets também, e na loucura até os relógios inteligentes vão subir de preço.

Mas esses produtos nem são os piores exemplos.

Montar um computador vai ser proibitivo, porque a RAM está a chegar a valores obscenos, e até as placas gráficas, que não são baratas há vários anos, vão aumentar 20% ou 30%. O armazenamento SSD também vai ser um pesadelo, porque os grandes servidores adoram armazenamento super rápido.

No final do dia, quem paga és tu, porque as fabricantes não querem perder dinheiro.

Depois, além de tudo isto, temos as consolas que vão com toda a certeza voltar a aumentar, ao mesmo tempo que a nova geração deve ser adiada para 2029 ou 2030. Ah, e claro, temos de começar a tomar consciência que comprar um portátil vai ser um autêntico pesadelo.

Isto é passageiro?

Claro que sim. As coisas vão aligeirar quando a produção conseguir ir ao encontro da procura. Mas… É preciso ter noção de que esta crise não é inocente. As grandes fabricantes de chips DRAM andaram a cortar produção durante vários semestres para conseguir aumentar margens de lucro. Esta crise é… Um bocado suspeita.

Além de tudo isso, não nos podemos esquecer que no mundo da tecnologia, quando as coisas aumentam… Salvo raras exceções, já não voltam aos preços normais.

Por isso, para não ires na onda dos aumentos de preço, faz todo o sentido olhar para o que já disse em cima. Faz uma boa pesquisa nestas plataformas, onde vais arranjar produtos de qualidade inegável, a preços muito mais vantajosos. De facto, até podes tentar negociar com a outra pessoa, para poupar mais alguns trocos.

Se não quiseres mesmo produtos usados, os recondicionados já aparecem no mercado com garantia de loja acima dos 18 meses. Sim, recondicionados são produtos usados. Mas, normalmente, com mais segurança para o lado do comprador.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também