PlayStation 6 só em 2030? É muito provável!

Já não é a primeira vez que se fala de um adiamento relativamente à nova geração de consolas de sala. Ou seja, das futuras PlayStation 6 e Xbox Next. Mas, a realidade é que isto é mesmo cada vez mais provável, e se calhar até dá jeito à Sony e Microsoft (mais à Sony).

PlayStation 6 só em 2030? É muito provável!

sony, playstation, ps5, ps6

Apesar dos aumentos de preço, a realidade é que uma consola tem de conseguir um bom nível de performance/preço. Caso contrário, perde completamente o seu público alvo, e de facto, deixa de ter razão para existir.

Afinal, para ter um pedaço de hardware caro, mais vale comprar um PC.

Assim, se já era esperado um aumento de preço nos valores base, devido à implementação de tecnologia já de si cara, com uma pitada de ganância por parte de quem vende, o aumento absurdo no preço dos chips de memória RAM torna completamente impossível o lançamento de uma consola de nova geração a um preço “decente”.

Queres mesmo ver uma PlayStation ou Xbox a 1000€? Pois… Se calhar não seria grande ideia.

Mas porquê 2030?

Esta crise de memória RAM acabou de começar, e ao que tudo indica, não é coisa para passar em 2, 6, ou sequer 12 meses. Vai ser coisa para durar pelo menos 2 anos.

Assim, tendo em conta que já estamos em 2026, a crise terminaria em 2028. Porém, terminar não significa que os preços voltem no imediato ao normal. Até a memória estabilizar, vai ser preciso mais tempo, e nada nos garante que volte ao preço de “antigamente”.

Depois há outro problema, se as consolas já não vão ser lançadas em 2027 ou 2028, a realidade é que terá de existir uma revisão ao hardware. Por isso, vai ser preciso mais tempo de desenvolvimento para afinar alguns detalhes.

O planeamento à volta de uma consola é… No mínimo… Complexo…

Os contratos não estão já assinados?

Sim, tanto a Sony como a Microsoft já têm contratos assinados com alguns fornecedores, como é o caso da AMD. Mas, no caso da memória RAM, as coisas não funcionam assim. Os contratos são feitos mais em cima da hora, porque o preço é bastante volátil, e de facto, até esta crise, até estava em baixa.

Mesmo assim, mesmo com contratos assinados, há sempre forma de “escapar”, e neste caso nem estamos a falar da Microsoft ou Sony. São as próprias fornecedoras de chips de memória que não querem vender ao preço previamente acordado.

Isto significa que estes contratos têm cláusulas de ajuste, muitas vezes ligadas a:

  • custo de matérias-primas
  • disponibilidade de produção
  • eventos excecionais de mercado

Ou seja, o preço acordado é condicional, não absoluto.

Isto dá jeito à Sony?

Por acaso até dá. A PS5 continua a vender bem.

Aliás, 2025 foi o ano em que mais jogadores deram o salto da PS4 para a PS5. Por isso, se a geração durar mais 2 ou 3 anos, não é de todo o fim do mundo. Especialmente se forem lançados jogos decentes (é aqui que está a grande dúvida).

xbox, Series, Microsoft

Já para a Microsoft… É menos bom. As consolas Xbox falharam redondamente na atual geração, e até existiram alguns rumores a apontar para alguma vontade em lançar novo hardware antes da Sony. Não me parece que a Microsoft queira alongar muito mais as Xbox Series S e X.

Conclusão

Nada está confirmado. Mas, como as coisas estão, é inegável que o mundo dos jogos vai sofrer. Especialmente porque a atual geração é considerada por muitos como a pior de sempre.

Se as coisas forem adiadas 2 ou 3 anos, e não existirem jogos convincentes para agarrar os jogadores. Bem… Tem tudo para correr mal.

Agora é esperar para perceber como as coisas evoluem.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também