Porque é que não existem Apple Store oficiais em Portugal?

É uma pergunta que aparece vezes sem conta, e que de facto faz todo o sentido fazer. Afinal de contas, basta olhar à volta para ver a quantidade absurda de iPhones, MacBooks e Apple Watch nas ruas.

Além disso, se há Apple Store oficiais loogo aqui ao lado (Espanha), e também em França, Itália, Alemanha e até em mercados mais pequenos… Porque é que Portugal continua de fora? Especialmente nos dias que correm em que Lisboa é cada vez mais uma das principais capitais Europeias?

A resposta não é simpática, mas é relativamente simples.

Portugal compra Apple, mas não como a Apple quer

Do ponto de vista da Apple, Portugal é um mercado pequeno, com pouco impacto real nos números globais. Vendem-se muitos iPhones, sim. Mas a maioria dessas vendas acontece através de operadores, campanhas, prestações e retalhistas generalistas.

O cliente português compra Apple, mas compra pouco “ecossistema”. Poucas apps pagas, poucos serviços, poucas subscrições. Quer se queira quer não, para a Apple, o dinheiro a sério já não está apenas no hardware.

Uma Apple Store oficial não é apenas uma loja para vender produtos. É um ponto de contacto para serviços, reparações, formação, upselling e fidelização. É algo caro de criar e manter, e é aí que Portugal fica aquém.

Revendedores fazem o trabalho sujo… e barato

Worten Express

A Apple não tem lojas cá, mas tem revendedores autorizados que fazem todo o trabalho, a um preço muito mais baixo. Ou seja, a Apple já está presente em Portugal, só não da forma que muita gente gostaria.

iStore, GMS Store, Worten, FNAC, operadores, etc… Tudo isso são parceiros que assumem custos, riscos e logística local. A Apple fornece o produto, define as regras, e recebe na mesma. Apenas tem de garantir uma rede de reparação competente, que de facto já existe há vários anos.

Aliás, no caso da GMS Store, a experiência é praticamente a mesma de uma Apple Store. Uma rede de lojas que anda a investir forte e feio em Portugal. Ou seja, uma empresa que sabe que a Apple não tem interesse em entrar pelo seu próprio pé. (Caso contrário, não enterrava dinheiro em Portugal)

Aliás, até para jornalistas, não existe uma Apple. Se eu quiser fazer análise a um produto Apple, tenho de o comprar, ou pedir a uma loja.

Em suma, abrir uma Apple Store oficial em Lisboa ou no Porto seria mais uma questão de imagem do que de negócio. E claro, a Apple não costuma gastar dinheiro só para “ficar bonito”.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também