Se tens planos para atravessar a fronteira de carro em 2026, convém saber isto antes de fazeres as malas. Em Espanha, o clássico triângulo de sinalização tem os dias contados. Ou seja, a partir de 1 de janeiro de 2026, deixa oficialmente de ser válido e dá lugar a um novo dispositivo chamado V16, também conhecido como Help Flash.
E sim, é mesmo obrigatório.
O que é afinal o V16 e porque é que Espanha decidiu mudar?

Portanto, o V16 é um sinal luminoso de emergência que emite uma luz amarela intermitente, visível a 360 graus, e que deve ser colocado no ponto mais alto do veículo em caso de avaria ou acidente.
A grande diferença face ao triângulo é simples e faz todo o sentido.
Ou seja, além de já não ser necessário sair do carro para sinalizar uma ocorrência, o que sempre foi um perigo, especialmente em autoestrada, isto dá muito mais visibilidade, agora em todos os ângulos de visibilidade dos outros condutores.
Ou seja, menos risco, menos stress, menos condutores atropelados na berma da estrada.
Além disso, o V16 é inteligente e por isso está ligado à Internet das Coisas. Quando é ativado, envia automaticamente a localização do veículo para a plataforma de tráfego da Direção Geral de Trânsito espanhola, permitindo que outros condutores sejam avisados através de aplicações de navegação, sistemas de bordo ou alertas de trânsito.
A partir de quando passa a ser obrigatório?
A regra entra em vigor logo no primeiro minuto de 1 de janeiro de 2026. A partir desse momento, o triângulo deixa de ser aceite em Espanha como meio legal de sinalização de veículos imobilizados na estrada.
Não há período de adaptação nem exceções regionais. Vale na Galiza, na Andaluzia, na Catalunha, no País Basco, nas Astúrias. Em todo o território espanhol.
Tenho de comprar um se o meu carro for português?
Aqui é onde muita gente se confunde.
Se o teu carro tiver matrícula portuguesa, não és obrigado a levar um V16 para circular em Espanha. A Convenção de Viena sobre Trânsito Rodoviário estabelece que cada veículo deve cumprir as regras do país onde está matriculado. Em Portugal, o triângulo continua a ser obrigatório e suficiente.
Dito isto, levar um V16 não é proibido. E, na prática, pode evitar discussões desnecessárias com autoridades espanholas menos pacientes. Especialmente se o colocares no tejadilho em vez de andar a explicar que és português e que o triângulo está na bagageira.
E Portugal? Também vai acabar com o triângulo?
IMAGEM
Por cá fica tudo igual. O triângulo continua a ser obrigatório, e de facto, suficiente.
Algo interessante, porque em Espanha eram necessários dois triângulos (um à frente e outro atrás). Ou seja, as regras foram sempre diferentes, e como tal, podem continuar a ser.
Porém, este sinal luminoso é muito superior ao velho triângulo. Não me importava que também fosse adotado por cá.
Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.

