Ensaio Cupra Leon VZ Extreme… Mas que carro!

Eu gosto de carros elétricos, e percebo perfeitamente que esse é o caminho a seguir no mundo automóvel. Especialmente na Europa que anda a tentar liderar a onda de mudança. Porém, também acho que há espaço para mais no mercado. A combustão tem o seu lugar, e acredito que vai continuar a ter uma palavra a dizer, porque da forma como as coisas estão, nem todos os condutores podem comprar e carregar um carro elétrico no seu dia a dia.

É que além de tudo isto, também tem de existir espaço para alma e emoção na prática da condução. É exatamente isso que encontro no Cupra Leon VZ Extreme, um automóvel que aparece no nosso mercado com um motor a gasolina 2.0L, cerca de 300 cv, e uma caixa automática DSG de 7 velocidades pronta a lidar com tudo isso.

Depois de ensaiar dezenas de carros elétricos e híbridos, foi mesmo uma lufada de ar fresco. Foi um daqueles que fazem lembrar porque é que gostamos de conduzir.

Um motor que ainda sabe falar com quem vai ao volante

O coração do Leon VZ Extreme é um 2.0 turbo que não pede desculpa por existir, e ainda bem que assim é. Não quer saber de emissões, novas propostas de lei, etc… Tem força em baixa, empurra com convicção a meio do regime e não perde fôlego quando se continua a esticar. Não é só rápido em números. É rápido na forma como entrega a potência, na resposta ao acelerador, e até no som que acompanha tudo isso.

Com a caixa DSG a conseguir controlar toda a potência no tempo certo, é um conjunto muito afinado, daqueles que não precisa de grandes explicações quando se começa a carregar.

Chassis, diferencial e aquela sensação “à antiga”

O que mais me surpreendeu no Leon VZ Extreme não foi só o motor. Foi a forma como tudo trabalha em conjunto.

Já conduzi carros com mais desempenho, com um preço bastante mais… Absurdo. Mas, aqui temos um automóvel que é completamente banal para o dia-a-dia, mas que depois faz um trabalho incrível no ataque a cada curva. É um carro que de manhã serve para levar o filho à escola, e que depois pode ir fazer um track day no Estoril.

O Leon sente-se leve, preciso, confiante. Não há aquela sensação de carro pesado a ser corrigido pela eletrónica a toda a hora. Sentes que estás aos comandos, mas também sentes que estás seguro.

Há algo de muito “old-school” na forma como este Cupra se comporta. É civilizado no dia a dia, confortável o suficiente para viver com ele sem sacrifícios, mas assim que se escolhe um modo mais agressivo, transforma-se. Fica mais vivo, mais solto, mais comunicativo.

Não é o drama absoluto de um Honda Civic Type R, mas também não tenta ser. Em estrada real, com trânsito, curvas normais e asfalto imperfeito, o Leon VZ Extreme é absurdamente rápido e muito mais fácil de aproveitar.

Travões e confiança quando se anda depressa

Quando se tem este tipo de performance, os travões têm de estar à altura. E estão.

A potência de travagem é forte, consistente e transmite confiança. Mesmo depois de um ritmo mais puxado, não há sensação de fadiga imediata. É daqueles carros que não te faz pensar duas vezes antes de voltar a carregar numa estrada que conheces bem.

Um interior que mistura emoção com vida real

Por dentro, o Leon VZ Extreme não tenta reinventar nada, mas acerta onde interessa. É um Cupra, e isso significa desportividade com estilo e conforto. A posição de condução é boa, tudo está virado para quem vai ao volante, e os modos de condução estão acessíveis sem grande distração.

Há críticas possíveis, claro. Alguns comandos táteis continuam a ser menos intuitivos do que botões físicos e a qualidade de alguns materiais não é perfeita em todo o lado. Mas nada disso estraga o conjunto.

O mais importante é isto. Continua a ser um carro prático. Há espaço para família, bagagens e vida normal, sobretudo na versão carrinha. E isso faz toda a diferença.

Um carro que ainda faz sentido existir!

O Cupra Leon VZ Extreme é daqueles carros que parecem quase fora do tempo. No bom sentido.

Enquanto o mercado acelera para a eletrificação total, este Cupra aparece como um lembrete de que ainda há espaço para carros com caráter, som, resposta mecânica e envolvimento real. Quer ser divertido sem roçar no absurdo.

E talvez seja isso que mais gostei nele. Não pede desculpa por ser o que é.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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