A Google acabou de carregar no botão de “arrancar” para mais uma atualização do Android Auto. A versão 15.9 do Android Auto já está disponível para download e, tendo em conta que estamos a escassos dias de entrar em 2026, esta é, muito provavelmente, a última atualização de 2025. Se és utilizador assíduo desta plataforma no teu carro, eis o que precisas de saber sobre esta nova versão e o que aí vem para o próximo ano.
Como atualizar agora
Como é habitual, as novas versões do Android Auto são disponibilizadas através da Google Play Store. No entanto, o processo é faseado. Isto significa que, hoje, apenas um pequeno grupo de utilizadores receberá a atualização automática. A disponibilidade vai aumentar nas próximas semanas até chegar a todos.
Contudo, se não quiseres esperar pela boa vontade da Play Store, podes instalar o Android Auto 15.9 manualmente agora mesmo.

Podes utilizar o instalador APK (através de fontes fidedignas como o APKMirror) para carregar a nova versão.
Não precisas de desinstalar a versão que tens atualmente; a instalação do novo ficheiro irá simplesmente substituir e atualizar os ficheiros existentes.
O que há de novo na versão 15.9?
A Google não forneceu um changelog oficial para esta versão. Numa primeira análise, não parecem existir alterações visuais na interface.
No entanto, é importante notar que esta atualização saltou a fase beta e foi diretamente para produção. Isto sugere que é uma build focada na estabilidade. Se tens andado a lutar com problemas de conexão, falhas aleatórias ou funcionalidades que deixaram de responder, instalar a versão 15.9 pode ser a solução para restaurar a normalidade antes das viagens de Fim de Ano.
2026: O ano das grandes mudanças
Embora a versão 15.9 pareça “silenciosa”, a Google tem estado a trabalhar nos bastidores em funcionalidades de peso para 2026.
1. O regresso dos Widgets
Uma das novidades mais aguardadas, detetada em versões de teste, é o suporte para widgets. Se usas Android Auto há muito tempo, talvez te lembres que os widgets existiam antes do redesenho “Coolwalk” e foram removidos (limitando-se a ícones na barra de estado).

Agora, a Google quer trazê-los de volta, mas de uma forma diferente do Apple CarPlay. Enquanto a Apple coloca os widgets num ecrã separado, a Google quer integrá-los lado a lado com a interface principal. A ideia é permitir que tenhas o calendário ou a meteorologia visíveis sem perderes o mapa ou a música de vista, assemelhando-se à experiência que tens no teu smartphone Android.
2. A revolução Gemini
A outra grande aposta é a integração profunda do Gemini. A Google quer substituir o Google Assistant pelo Gemini em todas as plataformas no próximo ano, e o carro não é exceção.
O Gemini no Android Auto promete:
Conversas mais naturais: Não terás de decorar frases ou comandos robóticos.
Pesquisas complexas: Obter informações detalhadas sobre locais ou negócios diretamente no mapa.
Reportar incidentes: Graças à IA, poderás apenas dizer o que vês na estrada (ex: “há um carro parado ali à frente”) e o Gemini perceberá que tipo de perigo deve marcar no Google Maps ou Waze, sem precisares de tocar no ecrã.
Em suma, se queres garantir que o teu sistema está o mais estável possível para entrar em 2026, a recomendação é fazeres a atualização para a versão 15.9 assim que possível.

