Smartphones mais caros de produzir (25%). Mas… Preços iguais!

Durante anos, a evolução dos smartphones foi feita com base numa ideia simples, especialmente no lado Android da coisa… Mais hardware! Ou seja, sempre que existia uma evolução no lado da produção, esta era (quase sempre) implementada no produto final.

Estamos a falar de mais RAM, mais armazenamento, mais câmaras, mais poder de processamento, mais tudo. No caso da memória, além de maior capacidade, maiores velocidades também eram sempre bem vindas.

O problema é que esse ciclo está prestes a bater numa parede bem dura chamada escassez de DRAM. Pois… Infelizmente, os números começam a cheirar mal para toda a gente.

Smartphones mais caros de produzir (25%). Mas… Preços iguais!

Portanto, segundo dados avançados por analistas de mercado, o custo de produção no lado da aquisição dos componentes de um smartphone pode aumentar até 25% em 2026. Isto apenas e só por causa da memória.

Mas, tudo o resto também deve aumentar, como os processadores que devem dar o salto para os 2nm (contratos já estão assinados). Tudo custos que normalmente alguém tem de pagar. Quem é esse alguém? És tu.

Mas, no mundo dos smartphones, as contas nunca são assim tão simples.

Sim, os custos vão aumentar. Aliás, já estão a aumentar.

Mas, as fabricantes Android não podem pura e simplesmente aumentar preços em 2026. Afinal de contas, a Apple já lançou a sua gama iPhone 17, e ao que tudo indica, não está nos planos aumentar preços ao longo do ano.

A Apple tem todo o material que precisa para continuar com a sua produção, e como tal, pelo menos nesta geração, não precisa de dar retoques a nada.

Lançar um Android mais caro que um iPhone? Esquece isso! Então… Como se faz?

iPhone, Apple

É exatamente aquilo que temos visto.

Os novos smartphones vão chegar sem grandes inovações técnicas, e em alguns casos, até com menos memória face a modelos antigos.

Não foi por acaso que já escrevi um artigo a afirmar que o ano de 2026 pode ser muito interessante para equipamento usado ou recondicionado.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também