Podia começar o artigo a dizer “estamos lixados”, mas… Na realidade nem estamos. É verdade que os preços vão aumentar, e em alguns casos vai ser chocante. Aliás, já temos kits de memória RAM em Portugal à venda por mais de 1000€, e nem sequer estamos na pior altura desta afamada crise.
Porém, também é verdade que o mundo da tecnologia está estagnado, e por isso mesmo, há muito que deixou de ser necessário mudar de smartphone, tablet, portátil, etc… Todos os anos.
A tecnologia do ano passado, de há 2 anos, e na loucura até de há 3 anos, é mais do que suficiente para a grande maioria dos consumidores.
Sim, aqui estou a incluir os “power users” que querem sempre o melhor do mercado.
Hoje em dia, qualquer pessoa pode olhar para trás, e encontrar produtos incríveis, que lhe vão encher as medidas sem qualquer tipo de problema. Isto, curiosamente, a preços bastante interessantes.
Aliás, eu próprio estou a olhar para as plataformas de venda de material usado para comprar um novo portátil depois de ter levado o carro assaltado em Lisboa. São novos tempos, existem muitos produtos impecáveis nestas mesmas plataformas, e de facto, até pode vir a ser uma coisa boa.
Não só estamos a reaproveitar material, como também estamos a oferecer uma lição de humildade à indústria que anda a brincar com stocks e os níveis de procura.
O consumidor tem poder. Apenas precisa de o saber usar.
2026 é o ano da tecnologia usada e recondicionada!

A crise da memória e do armazenamento vai ter consequências no mercado global. Isto é infelizmente do conhecimento geral.

É exatamente por isso que existem promessas de subida de preço em todas as gamas de produtos, e também já existem “leaks” de que as fabricantes vão ter de cortar nas especificações dos novos modelos, para não tentar exagerar nos valores pedidos aos consumidores.
Caso não saibas, isto significa que vamos ver smartphones, tablets, portáteis, etc… Com menos RAM, menos qualidade de construção, etc… Em suma, vai ser feio de se ver, porque pela primeira vez em muito tempo, vamos ver tudo a andar para trás.
Mas, existe uma luz ao fundo do túnel! Em 2025 e 2026, vamos ter o mundo dos recondicionados e usados para aproveitar.
Vamos ter o OLX, o Wallapop, o Marketplace, com muita coisa interessante, e em alguns casos, num estado incrível. Além disso, temos também lojas de produtos recondicionados, algumas especializadas neste tipo de produto, enquanto outras vão olhando para este mercado com olhos cada vez mais gulosos. Afinal de contas, a Worten e FNAC também vendem produtos recondicionados.
Isto para dizer o quê? O nível de performance vai ser quase o mesmo, a capacidade de memória se calhar vai até ser mais alta, e o preço… Esse… Bastante mais baixo na grande maioria dos casos.
Há muito tempo que deixou de ser um “tabu” comprar tecnologia com alguns anos em cima, e de facto, em 2026, vai ser quase obrigatório pelo menos olhar para aquilo que existe nos mercados paralelos.
Fica atento!
