A PlayStation 5 sempre foi elogiada pela sua eficiência térmica, muito graças ao uso de metal líquido entre o chip e o dissipador. Algo que nem no mundo dos computadores é muito comum. Ou seja, uma solução agressiva, arriscada, mas que permitia à consola manter temperaturas mais baixas e desempenho mais alto.
O problema? Esse mesmo metal líquido está a tornar-se numa dor de cabeça para a Sony… e para os donos da consola.
Todas as PS5 vão precisar de manutenção?

Portanto, um novo testemunho de um técnico especializado reacendeu o alerta. Ou seja, segundo ele, todas as PS5 (antigas, Slim, Pro ou modelos recentes), podem acabar por precisar de manutenção devido à degradação do metal líquido ao longo do tempo.
O caso mais recente foi numa PS5 Slim com pouco mais de um ano

O modder e técnico modyfikatorcasper partilhou um caso de uma PS5 Slim CFI-2016, com menos de ano e meio de uso, afetada por fuga de metal líquido. E desta vez não foi por estar na vertical. A causa apontada é bem mais preocupante:
- degradação natural do metal líquido
- flutuações de temperatura
- aplicação irregular de fábrica
O resultado foi o habitual.. Zonas secas no contacto térmico, falhas de arrefecimento e componentes a trabalhar fora dos valores normais.
A tese do técnico é dura: “todas as PS5 vão precisar de manutenção mais cedo ou mais tarde”
É uma afirmação forte, mas não descabida. Até porque, ao longo de 2024 e 2025, começaram a surgir cada vez mais relatos de consolas PS5 com problemas variados.
Em muitos desses casos, o diagnóstico apontou sempre para o mesmo culpado: metal líquido que secou, fugiu ou deixou de fazer contacto adequado.
De facto, não foi por acaso que a Sony melhorou a aplicação em todos os modelos mais recentes.

