Elon Musk falou muito, provavelmente até falou demasiado… Por isso… A Tesla passou um mau bocado. Ainda assim, isto resultou em preços mais apetecíveis em toda a gama, e de facto, até em modelos pensados para o mercado onde o dinheiro não abunda.
Ou seja, depois do Tesla Model Y mais barato, eis que a gigante Norte-Americana decidiu fazer algo de muito similar no Model 3. Comprar um Tesla Model 3 nunca foi tão barato, e de facto, se quiseres um usado, estas novidades também acabam por puxar os preços ainda mais para baixo.
Ter um Tesla nunca foi tão barato em Portugal!

Portanto, o Tesla mais acessível de sempre já tem preço para Portugal.
Chama-se Model 3 Standard, e é a nova versão de entrada da berlina elétrica a começar nos 36 990 euros. Entretanto, as encomendas já abriram e as primeiras unidades chegam em fevereiro de 2026.
Isto significa que a Tesla reformulou a gama e adotou uma estrutura semelhante à do Model Y. Assim, as versões base passam a chamar-se Standard e as Long Range passam a Premium.
O que muda no Model 3 Standard?
Para baixar o preço, a Tesla teve de fazer cortes claros no equipamento e nos materiais. Deixou de ser um carro tão Premium.
Porém, por fora, quase nada denuncia tratar-se da versão mais barata, com exceção das novas jantes Prismata de 18 polegadas, com tampas aerodinâmicas em plástico preto.
Entretanto, por dentro, as diferenças são mais evidentes.
O tejadilho panorâmico mantém-se, mas os bancos deixam de ser em couro sintético para passarem a tecido. Perde-se a ventilação nos bancos dianteiros, embora o aquecimento e o ajuste elétrico continuem disponíveis. O volante agora ajusta-se manualmente, a iluminação ambiente desaparece e o ecrã traseiro de 8 polegadas foi eliminado. O sistema de som também é mais simples, com sete altifalantes.
Mesmo assim, funções essenciais do ecossistema Tesla continuam presentes. Modo Sentinela, Modo Canino, controlo remoto da climatização, Phone Key, entretenimento no sistema central, planeamento de viagens com Superchargers em tempo real e vários serviços de streaming permanecem intactos.
A suspensão é menos sofisticada do que nas versões Premium, outro dos compromissos assumidos para reduzir o preço.
Porém, o Autopilot básico também vem de série. Isto enquanto o Autopilot Aperfeiçoado custa mais 3800 euros.
Ou seja, continua a ser um Tesla. Mais barato, mas é um Tesla.
Autonomia acima dos 500 km
A Tesla não revelou oficialmente a potência nem a capacidade da bateria, mas tudo indica que estamos perante uma unidade LFP de 60 kWh e um motor traseiro com cerca de 283 cv. O consumo homologado é de 13 kWh aos 100 km, e a autonomia WLTP chega aos 534 km.
Além disto, a velocidade máxima é de 201 km/h e os 0 aos 100 km/h são cumpridos em 6.2 segundos.
Nos carregamentos, o Model 3 Standard aceita até 11 kW em AC e 170 kW em DC, valores suficientes para viagens descontraídas dentro da rede Supercharger.
Quanto custa cada versão?
O novo Model 3 Standard é agora o Tesla mais barato à venda em Portugal.
Tesla Model 3 em Portugal:
- Standard: 36 990 euros
- Premium (Long Range RWD): 44 990 euros
- Premium (Long Range AWD): 48 990 euros
- Performance: 57 490 euros
Com este preço agressivo e com as primeiras entregas marcadas para fevereiro, o Model 3 Standard chega para mexer novamente no mercado elétrico nacional e posicionar a Tesla como a marca a bater num segmento onde a concorrência já não anda a dormir.
É provável que a concorrência também tenha de mexer os preços. E, claro, como dissemos em cima… Isto também vai ter influência nos Model 3 existentes no mercado de usados.
