A Lenovo tem portáteis para dar e vender, especialmente dentro da gama ThinkPad, que tem modelos para tudo e mais alguma coisa. Mas… este ThinkPad X9 14 Aura Edition, é im portátil que cai mesmo no meio, ao ser capaz de fazer tudo, e de facto, quase tudo muito bem.
É quase um MacBook no mundo Windows, um pouco à imagem do incrível X1 Carbon, porém, agora com um preço bastante mais apetecível.
Design fino, leve e com “cheiro” a MacBook

Esquece o clássico preto mate ThinkPad. O X9 chega com um chassis em alumínio reciclado, cinzento “Thunder Grey”, muito mais próximo do mundo MacBook do que daquele tijolo empresarial tradicional.
É fino, com cerca de 1.3 cm de espessura, pesa à volta de 1.24 kg e passa perfeitamente como um ultrabook premium. Como deixamos passar a ideia em cima, é mais leve que um MacBook Pro 14 e parecido com um MacBook Air em termos de portabilidade. A estrutura continua certificada MIL-STD 810H, por isso aguenta viagens, choques e temperaturas mais extremas sem drama. Não há flex notório no ecrã nem no deck do teclado.
Aliás, neste caso, este portátil já fez mais de 15 viagens comigo, e está como novo. Um mimo.
Ou seja, aqui a Lenovo acertou. É um portátil que parece caro, sente-se caro e encaixa bem numa mochila de trabalho ou de viagem.
Ecrã OLED 2.8K. Aqui a Lenovo não brincou
Este é o ponto alto do ThinkPad X9 14 Aura Edition. O ecrã é brutal!

O modelo em causa vem com um ecrã OLED tátil de 14 polegadas, resolução 2880 x 1800, taxa de atualização até 120 Hz e comutação automática para 60 Hz para poupar bateria.
Na prática, tens:
- Pretos profundos
- Cores saturadas e vivas
- Brancos limpos, sem aquele tom amarelado barato
- Texto super nítido, sem serrilhas à volta das letras
Os ângulos de visão são excelentes. O único ponto negativo pode ser o clássico problema do vidro tátil, que é o que é, que deixa dedadas, e acaba por abanar toda a estrutura do ecrã. Mas… Quem é que quer mesmo tocar no ecrã de um portátil?
Som acima da média para um ultrabook
Os altifalantes frontais não vão transformar o portátil numa coluna de sala, como seria de esperar. Mas são surpreendentemente bons para este tipo de máquina.
O som é claro, com algum grave, médios equilibrados e agudos que não rasgam. Dá perfeitamente para reuniões, vídeos, séries e até alguma música sem ficares com a sensação de lata. O Dolby Atmos vem pré-instalado e permite afinar o perfil para música, filmes, jogos ou voz.
Não é material audiófilo, mas está acima da média deste segmento.
É incrível para consumo de multimédia, ou um ou outro jogo eSports.
Performance: rápido o suficiente para trabalhar, sem querer brincar aos jogos
A configuração analisada vem com:
- Intel Core Ultra 7 258V
- 32 GB de RAM
- SSD de 1TB
- Windows 11 Pro
Ou seja, é um portátil muito poderoso, mas obviamente mais pensado para a eficiência e trabalho de escritório. É incrível para aquilo a que se destina: produtividade, multitarefa, reuniões, Office, browser com muitos separadores, algum Photoshop pontual e edições rápidas de vídeo.
Onde falha é no gaming sério. A gráfica integrada serve para vídeo, trabalho e jogos muito leves como GTA V ou League of Legends. Para AAA, nem vale a pena sonhar. Este é um portátil de trabalho, ponto final.
Bateria: 19 horas “apenas”, e isto é suposto ser um ponto fraco

Numa altura em que já vemos alguns ultraportáteis a passar as 20 horas de autonomia em reprodução de vídeo, os quase 19 horas e meia do X9 acabam por ser… o pior resultado do grupo em teste.
Mas, é um resultado incrível, especialmente para um portátil com processador Intel.
Isto traduz-se em:
- Um dia de trabalho completo sem stress
- Provavelmente dois dias inteiros de uso misto para muita gente
Teclado e touchpad: é ThinkPad, mas não é o melhor ThinkPad
Não está mal, mas o TouchPad acaba por estragar a experiência. É demasiado sensível.
Mas, o teclado? Incrível para quem passa o dia a escrever, como é o meu caso. Não está ao nível lendário do X1 Carbon, porque o curso é mais curto e o toque é mais raso. Mas, está muito bom, e encaixam muito bem com o perfil fino da máquina.
Dá para escrever rapidamente e sem muitos erros.
Portas e ligações: bem para 2025, mas falta o famoso USB-A
Nas laterais encontras:
- 2x Thunderbolt 4 USB-C
- 1x HDMI
- 1x porta áudio 3.5 mm
Tens Wi-Fi 7 e Bluetooth, o que é excelente para futuro. Porém, não tens:
- USB-A
- Leitor de cartões SD ou microSD
- Opção de 4G ou 5G
Webcam e extras de IA
A webcam 1440p é acima da média. Vídeo nítido, bem iluminado e com boas cores. Excelente para reuniões. Suporta:
Além disso, tens leitor de impressões digitais no botão de energia, software Lenovo Vantage para centralizar updates e definições, modos de “atenção” e “bem-estar” ligados à tal Aura Edition, e ainda Intel Unison para ligar o portátil ao smartphone e gerir chamadas, SMS e fotos.
Conclusão. Vale a pena o ThinkPad X9 14 Aura Edition?
Sim, o ThinkPad X9 14 Aura Edition é um portátil muito bem pensado para quem vive em mobilidade, trabalha sério e quer um equilíbrio entre qualidade, ecrã de topo e preço. Além disto, com alguns meses de mercado em cima, já o vais encontrar a um preço bastante mais interessante, e isso conta muito.

