Há dias em que o Android mostra exatamente porque é que continua a ser um terreno complicado para quem não domina tecnologia. Os meus pais são o exemplo perfeito.
No caso do meu pai, basta aparecer um ficheiro PDF que por uma razão ou outra não abre. Ou me chama para “resolver”, ou então, tenta resolver ele próprio ao instalar 300 apps diferentes. O problema está na Play Store, a plataforma de apps da Google.
Para abrir um PDF aparecem centenas de apps todas elas com o mesmo nome, ou pelo menos nomes parecidos, e sabe o melhor? Todas inúteis.
Quando os anúncios fingem ser avisos do sistema
O problema é que depois de instalada, a app desconhecida pode fazer o que quiser.
Neste caso mais específico, algumas destas apps mostram um erro, e pedem para ser atualizadas com um belo botão para o fazer logo no ecrã. Mas claro, era publicidade mascarada.
Isto leva à instalação de uma outra app, que também não fazia o que era suposto.
O problema maior? O Android facilita demasiado este tipo de esquemas
É fácil culpar o dono do smartphone, porque estes anúncios são óbvios para utilizadores experientes. Mas… Nem todas as pessoas têm de ter treino de apps em casa ou na escola.
Caso não saibas, segundo estudos de mercado, 85% das pessoas cai em esquemas deste tipo.
Por isos, a culpa tem de ser do Android, que apesar de estar melhor, continua a ser um campo minado para quem não percebe do assunto. Apps low-cost. Cópias baratas umas das outras. Interfaces confusas. Anúncios camuflados de funções do sistema.
Ah, e fabricantes que enchem telemóveis de bloatware que ninguém pediu e que, como vimos, até enganam utilizadores com anúncios falsos.
Sim, a Google remove apps maliciosas. Sim, a Google investiga. Em março até tirou da Play Store mais de 180 apps fraudulentas com milhões de downloads. Mas não chega. Porque o problema é o mesmo há mais de dez anos.
O OEM também não ajuda
Os smartphones, especialmente os fora das marcas conhecidas, já chegam às nossas mãos cheios de aplicações pré-instaladas. Umas úteis, outras… nem tanto. Mas o pior é mesmo quando uma app pré-carregada serve anúncios enganadores. O utilizador inocente nunca vai desconfiar da própria app que o fabricante colocou ali.
Como proteger quem não percebe nada disto?
O Android não vai mudar tão cedo. Por isso, quem percebe um pouco tem de ajudar quem não percebe nada. É triste, mas é verdade.
Se por acaso és como eu e tens de “arranjar” o smartphone dos teus pais ou avós, podes fazer isto.
- Desinstalar todas as apps inúteis.
- Ensinar o que é um anúncio (é difícil eu sei, por isso eu digo para não carregarem em nada que aparece em botões grandes e brilhantes)
- Bloqueadores de anúncios
- Instalar tudo aquilo que achas necessário logo à partida.
🔥 Este artigo foi útil?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


