O Peugeot 308 continua a ser um dos automóveis mais elegantes, e por isso, dos mais vendidos do mercado. Especialmente em Portugal! Isto porque costuma ter aquele design afiado que chama a atenção, um interior com pinta e uma oferta de motores que cobre quase todas as necessidades.
O problema é que hoje em dia não basta ser bonito. É preciso ser completo, competitivo e, acima de tudo, oferecer mais do que os rivais. O mercado é complicado, mas a nova versão parece chegar a todo o lado.
Isto porque, mesmo que existam carros teoricamente superiores num campo ou outro, se procuras um familiar compacto com aspeto premium sem teres de entrar no território das marcas de luxo, a realidade é que vale sempre a pena olhar para o 308 ou 308 SW. Só tens é de saber ao que vais.
Motores há muitos! Para todos os gostos.
O 308 oferece várias opções. É um daqueles modelos que é capaz de usar a mesma base para todas as motorizações possíveis e imaginárias.
Ou seja, tens o 1.2 mild hybrid a gasolina, que é provavelmente o mais equilibrado para a maioria dos condutores. Isto porque, com 143 cv, responde bem, consome pouco e funciona de forma suave no dia a dia. Também vais ter (algures em 2026) o diesel 1.5 BlueHDi 130, que continua a ser uma escolha muito válida para quem faz milhares de quilómetros de autoestrada todos os anos.
Se quiseres dar o salto para um híbrido plug in, a versão de 195 cv é rápida e confortável, mas a autonomia elétrica não impressiona. Consegue cerca de 50 km oficiais, algo que fica atrás de alguns rivais diretos do mesmo segmento.
Por fim, há o e308, totalmente elétrico, que faz sentido principalmente para quem quer fugir aos impostos das empresas, e quer meter um pézinho no futuro.
Na estrada é confortável e assertivo. Falta-lhe dinâmica, mas… Precisa?
O 308 conduz se bem, mas não é obviamente um carro feito para entusiasmar. A suspensão foi claramente afinada para o conforto e nota-se. É um daqueles carros que cumpre, até quando queres ser um pouco mais exigente. Mas está muito longe de ser um desportivo.
Em autoestrada é silencioso, estável e muito confortável. Mesmo em estradas mais sinuosas, ele vai abanar um bocadinho mas sem grandes queixas. Mas é isto. É um carro feito para cumprir, para ser capaz de tudo. Porém, nunca especial em nada.
O interior é, sem dúvida, o grande trunfo!
Aqui a Peugeot acertou em cheio. O habitáculo do 308 tem cara de carro mais caro.
Aliás, não parece muito diferente daquilo que tivemos a oportunidade de encontrar no 5008 há alguns meses atrás.
O tablier é trabalhado, há boas escolhas de materiais, iluminação bem integrada e uma estética moderna que facilmente supera a de alguns rivais alemães de entrada de gama. O i-Cockpit divide opiniões, como sempre, mas aqui aparece em boa forma.
O volante pequeno e o painel de instrumentos colocado mais acima funcionam muito bem para alguns condutores e muito mal para outros. É mesmo daquelas coisas que tens de experimentar antes de comprar. Mas, no nosso caso, foi apenas um caso de habituação.
Espaço e mala
À frente o 308 é espaçoso e confortável. Mesmo alguém mais alto não vai sentir falta de espaço para pernas ou cabeça. Atrás, a história muda. O espaço para joelhos e cabeça é limitado e, se costumas transportar adultos frequentemente, há carros melhores dentro do segmento, como o Skoda Octavia.
Porém, para carro de família, não está nada mal.
A bagageira é generosa. As versões mild hybrid e diesel oferecem 412 litros, mais do que muitos rivais diretos. No plug-in desce para cerca de 361 litros, e nota se, especialmente se vier equipado com sistema de som mais completo.
Equipamento e custos: vem bem apetrechado
O 308 é geralmente mais caro que alguns rivais, mas compensa com bastante equipamento de série, sobretudo na versão Allure, que acaba por ser a mais equilibrada.
Tens jantes de 17 polegadas, cruise control adaptativo, câmara traseira, sensores de estacionamento, vidros escurecidos e um interior com boa apresentação.
Os consumos são bastante interessantes no mild hybrid, mais dependentes do carregamento no plug-in e, claro, muito competitivos no diesel para quem faz muitos quilómetros.
No fim do dia, o Peugeot 308 é para quem?
Para quem valoriza design, interior premium e conforto em viagem, o Peugeot 308 é uma excelente proposta. É moderno, bem construído e transmite aquela sensação de estar a conduzir algo acima da média.
Continua a ser um carro focado em fazer tudo bem. Se podia ser melhor em algumas coisas? Podia… Mas era necessário? Acho que não.
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