Se calhar achas que não faz muito sentido, mas o gaming tem sido um dos focos do ecossistema Android. Especialmente o lado da emulação de jogos pertencentes a consolas com alguns anos em cima.
Dito isto, qualquer smartphone Android recente já é uma máquina brutal para jogos mobile. Porém, a verdade é que a emulação continua a ser o verdadeiro teste de fogo. Emular PS1, PS2 ou até consolas mais antigas? Tranquilo. Agora, quando falamos de PC, Nintendo Switch ou PS3, a conversa é outra. É preciso potência, estabilidade e, acima de tudo, bons drivers.
É exatamente aqui que as coisas vão começar a mudar.
O driver milagroso: Turnip a caminho dos GPUs Adreno!
Segundo trabalho identificado no GitLab e destacado pelo Android Authority, está a ser desenvolvido um driver Turnip para o GPU Adreno 840 que equipa o Snapdragon 8 Elite Gen 5. Na prática, isto pode ser o empurrão que faltava para finalmente tornar viável a emulação de plataformas pesadas como PC, Switch e PS3 com muito menos soluços.
Melhor ainda! O Adreno 830, do Snapdragon 8 Elite anterior, também deverá beneficiar disto, pelo menos em teoria. O único entrave é a falta de suporte de kernel para já, o que pode atrasar um pouco a integração.
Não é impossível hoje, mas está longe de perfeito
A verdade é que já é possível emular alguns títulos da Switch ou até arrancar jogos da PS3 num topo de gama Android. Mas não é a experiência ideal. Há quebras, há glitches, há lentidão. Ou seja, só funciona bem em casos muito específicos.
O que é natural, são consolas “antigas”, mas ainda muito longe de serem uma relíquia.
Dito tudo isto, o desenvolvimento deste driver promete aliviar a carga na GPU e reduzir estes problemas. Não transforma o smartphone num PS3 portátil, mas aproxima essa ideia da realidade.
A eterna questão legal!
Convém dizer o óbvio… As empresas, especialmente a Nintendo, detestam emulação.
Não estou aqui a encorajar ninguém a piratear o que quer que seja. Mas a verdade é que a comunidade existe, cresce e cria soluções técnicas impressionantes todos os anos.
E, gostemos ou não, isto é um avanço relevante no mundo do gaming mobile.
Vale a pena ficar atento!
Se jogas no smartphone, e és uma daquelas pessoas que se fica a babar com as consolas portáteis focadas na emulação, tens aqui uma boa notícia, e talvez até uma razão para dar o salto para um Android de nova geração (desde que equipado com um Snapdragon Elite).
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


