A nova Steam Machine da Valve ainda não tem preço oficial, algo que eu puro e simplesmente odeio. Não faz sentido anunciar um produto sem um preço associado. Especialmente quando é um produto que depende do preço como nós dependemos do ar para viver.
Mas… Já há pistas suficientes para afastar qualquer esperança de a ver competir diretamente com uma PS5 ou uma Xbox Series X no valor simbólico dos 500 euros. Aliás, quem esperava isso viveu sempre num mundo demasiado otimista.
A Steam Machine não vai custar o dinheiro de uma consola…
As pistas surgiram no mais recente WAN Show do Linus Tech Tips.
Onde Linus contou que, durante um evento da Valve onde a Steam Machine foi mostrada à imprensa e criadores, mencionou estar desiludido por o sistema não seguir o modelo das consolas. Ou seja, aquele em que a fabricante subsidia o hardware porque ganha 30% de tudo o que vendes durante anos.
Aliás, quando se falou em “500 dólares”, a sala calou-se. Ninguém comentou. Mas a energia, segundo ele, ficou… estranha.
Isto nunca pode ser um bom sinal.
É um PC em formato de consola. Pois… A ideia da consola sempre foi ser barata, já o PC…
A Valve já confirmou que o preço será “competitivo com um PC de especificações semelhantes”. Nunca se falou em consolas, que normalmente aparecem com um foco mais focado na qualidade/preço.
Aliás, pensar em 500€ ou até 600€, é impossível nos tempos que correm. Especialmente agora com o aumento gigante previsto nos preços da RAM e de outros componentes.
Vale a pena? Depende da aposta da Valve
A Valve acredita que:
- a biblioteca gigante do Steam
- o desempenho que ultrapassa 70% dos PCs gaming atuais
- e a integração sem complicações
Vão ser suficientes para fazer da Steam Machine um sucesso superior às tentativas anteriores.
Mas a verdade é simples: se o preço for demasiado alto, o público casual foge logo. E é aí que a Steam Machine tem de ter sucesso, caso contrário, vai ser outro flop.
🔥 Este artigo foi útil?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


