Google voltou atrás. Agora dá importância à tua experiência!

O Android sempre teve uma vantagem gigante face ao iOS… Que era a liberdade que o sistema operativa oferecia ao utilizador. Sempre foi muito mais fácil personalizar o sistema, fazer ajustes finos, e claro, instalar o que queremos, e de onde quisermos.

Sempre existiram apps (apks) fora da Play Store, lojas alternativas, ferramentas experimentais. Aliás, sempre existiram versões modificadas do Android para vários modelos populares. No fundo, tudo coisas que fazem parte da liberdade que sempre definiu o mundo Google Android.

Mas, depois de várias gerações a quebrar esse molde, fosse por iniciativas da Google, ou de escolhas das fabricantes, a gigante da pesquisa Google decidiu dar um susto à comunidade ao anunciar que ia tornar o sideloading mais difícil em nome da segurança.

Disse que o sideloading “não ia acabar”, mas também não explicou o quanto ia complicar o processo.

Pois… A gigante tecnológica recuou e anunciou o novo plano! O sideloading vai continuar, mas apenas para “utilizadores experientes”.

O que muda afinal?

Segundo a Google, depois de ouvir o feedback da comunidade (e provavelmente depois de sentir a pressão), está a preparar um novo fluxo avançado que permitirá instalar apps fora da Play Store… Isto desde que o utilizador aceite todos os riscos de forma consciente.

A empresa também diz que vai implementar mecanismos anti-coação, para garantir que ninguém é “enganado” ou pressionado a ultrapassar as proteções por terceiros ou por aplicações maliciosas.

Basicamente… Sim, podes instalar apps à parte, mas vais ter de provar que sabes o que estás a fazer.

O que é um “utilizador experiente”?

A Google não explicou. Mas, o texto do blog dá a entender que será algo semelhante ao que já acontece com o menu de programador no Android:

  • Escondido.
  • Só desbloqueado após uma sequência específica.
  • Com avisos e mais avisos antes de te deixarem avançar.

Ou seja, a ideia não é impedir. É apenas garantir que quem faz sideloading não o está a fazer por acidente.

Hackers sempre deram a volta… E vão continuar a dar!

Mesmo com avisos, restrições e passos extra, o sideloading sempre foi uma porta apetecível para ataques. Agora fica menos “aberta”, mas os piratas encontram sempre um atalho.

Em suma… Por agora, o sideloading está seguro!

Ainda falta saber como será exatamente este novo sistema, mas uma coisa ficou clara:
A Google não quer matar o sideloading. Apenas o protegeu um bocadinho mais.

🔥 Este artigo foi útil?


Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque