S26 Ultra diz adeus aos 65W. Porquê? Aquece um bocadinho

O Galaxy S26 Ultra ainda nem chegou e já há sinais de que um dos seus grandes destaques pode ficar de fora. Estamos a falar do carregamento rápido de 65W.

Ou seja, segundo novos testes internos, o problema não está na bateria nem no sistema de refrigeração da Samsung. Está sim no Snapdragon 8 Elite Gen 5, que parece não lidar bem com as temperaturas mais altas que a tecnologia está a trazer para cima da mesa.

Algo estranho, visto que já existem smartphones equipados com o SoC nas prateleiras, com capacidades de carregamento similares ou até superiores… Mas… É o que é.

O calor volta a ser o inimigo

De acordo com informações partilhadas por @SPYGO19726, o novo chip da Qualcomm está a revelar-se um verdadeiro obstáculo térmico.

Isto porque, em testes internos, a Samsung não conseguiu garantir estabilidade suficiente para aplicar o carregamento de 65W sem ultrapassar limites de temperatura considerados seguros.

Ou seja, a velocidade extra de carregamento poderia aumentar o risco de sobreaquecimento, o que por sua vez compromete a durabilidade, e também a segurança do dispositivo.

Exynos 2600 sem o mesmo problema?

Curiosamente, os testes feitos com o Exynos 2600, o chip desenvolvido pela própria Samsung e usado em algumas regiões, não apresentam a mesma limitação térmica.

Isto pode significar que, pela primeira vez em muitos anos, o processador da casa sul-coreana consegue competir (ou até superar) o Snapdragon em eficiência térmica.

Agora a pergunta do milhão de euros… Acreditas mesmo nisto?

Há sempre rumores estranhos nesta altura do campeonato.

Mas, este? Não tem grande lógica.

Carregamentos rápidos de 65W, 90W, ou até 120W, já são algo muito banal no mundo Android. Aliás, já existem smartphones equipados com o mais recente SoC da Qualcomm (Snapdragon 8 Elite Gen 5) como é o caso do Xiaomi 17 Pro, por sua vez capaz de carregar a 100W.

Por isso, se 65W aquecem muito… O problema nunca será do SoC.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque