A eterna guerra entre Android e iPhone ganhou um novo capítulo, e desta vez o tema é importante, porque é das coisas mais irritantes do nosso dia-a-dia. Estamos a falar das chamadas e mensagens falsas, que aparecem nos nossos smartphones quase todos os dias.
Mas, segundo um novo estudo da Google, existe uma franja de utilizadores bastante mais expostos a isto. Sabe quem são? Quem tem um iPhone no bolso.
iPhone na mira dos burlões?
De acordo com a Google, o Android tem estado “na linha da frente do combate às burlas há vários anos”, com recurso a ferramentas de inteligência artificial que detetam e bloqueiam chamadas e mensagens suspeitas antes mesmo de chegarem ao utilizador.
Aliás, todos os meses, o sistema bloqueia mais de 10 mil milhões de chamadas e SMS fraudulentas, e só em setembro foram banidos 100 milhões de números do sistema RCS, usado em mensagens Android modernas.
Em contraste, os dados mostram que quem tem um iPhone é significativamente mais visado por tentativas de fraude.
Segundo um inquérito realizado em parceria com a YouGov, os utilizadores de Android foram 58% mais propensos a dizer que não receberam qualquer mensagem fraudulenta na semana anterior ao estudo, enquanto os donos de iPhone foram 65% mais propensos a receber três ou mais mensagens fraudulentas por semana.
Nos smartphones Pixel, os resultados foram ainda mais expressivos: 96% dos utilizadores disseram não ter recebido nenhuma mensagem fraudulenta no mesmo período.
O papel da IA e das proteções do Android
A Google explica que a diferença não está apenas no sistema operativo, mas no uso mais agressivo de IA e deteção em tempo real. O Android combina filtros automáticos, verificação de remetentes e alertas instantâneos durante chamadas suspeitas.
A empresa cita também um estudo da Leviathan Security Group, que comparou quatro modelos recentes, Pixel 10 Pro, Galaxy Z Fold 7, Moto Razr+ 2025 e iPhone 17 Pro.
O relatório concluiu que os smartphones Android oferecem “o nível mais elevado de proteção contra burlas por defeito”. Com o Pixel 10 Pro a cumprir 30 das 32 medidas de segurança avaliadas.
Infelizmente, o iPhone 17 Pro ficou-se pelas 21.5, atrás de todos os concorrentes.
A Apple fica para trás?
A Google não perdeu a oportunidade para sublinhar que o Android protege melhor “em nove áreas-chave”. Onde temos de incluir chamadas, mensagens, navegação, e-mails, malware e roubo de dispositivos. O iPhone, segundo o relatório, oferece proteção apenas em duas dessas áreas: mensagens e malware em apps.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!



