A pergunta é honesta e anda na cabeça de muita gente! Ainda vale a pena comprar a PS5? Com preços teimosamente altos, fim de geração à vista e um catálogo que muitos sentem menos marcante?
A discussão anda quente nas comunidades e redes sociais, e como sempre, a verdade fica algures no meio, porque depende sempre de quem faz a pergunta. Mas, para tentar perceber a resposta correta, fizemos um apanhado das opiniões de muitos Portugueses.
Qual é a sua?
O que joga a favor da PS5?
- Catálogo mais maduro + todos os jogos PS4: mesmo que os exclusivos não te puxem como no passado, em 2025, há muito para jogar. Até no lado da PS4, visto que a grande maioria corre melhor na PS5.
- PS Plus (em promo): com os saldos certos, como vai acontecer agora na Black Friday, ficas com um catálogo gigante por poucos €. Este ano já houve Alan Wake 2 no mês, por exemplo.
O que pesa contra?
- Preço a aumentar em vez de baixar: Esta é a primeira geração em que os preços subiram em vez de descer. Queres um bom negócio? Só em campanhas pontuais.
- PS5 Pro não é salto geracional: melhorias visuais/fps existem, mas são incrementais. Se não estás a caçar 120 Hz constantes, a PS5 “normal” chega e sobra. Talvez até faça sentido comprar uma PS5 usada no OLX ou Wallapop.
- Geração a terminar: Tudo indica que a PS6 vai ser lançada em 2027.
Versão com disco vs. digital
- Com disco: poupas muito em segunda mão, trocas e promoções de retalho. É a escolha mais flexível.
- Digital: mais barata nas campanhas, mas ficas preso ao que a Sony tem para oferecer no seu ecossistema online.
Veredito Leak
Em 2025, a PS5 continua a ser a consola mais equilibrada do mercado.
Temos muitos jogos, experiência de jogo com muita qualidade, e um comando que te oferece muito relativamente ao passado recente. Pode não ser uma revolução face à PS4 da geração passada, mas ainda assim uma consola muito competente.
A comprar, a versão com disco é a compra certa. Já a PS5 Pro só faz sentido se tens uma TV de topo (OLED 120 Hz), e achas que vais tirar partido da melhoria visual.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!