Pela primeira vez num teste do canal JerryRigEverything, um telemóvel explodiu. Estamos a falar do Pixel 10 Pro Fold, o mais recente dobrável da Google e o primeiro do mundo com certificação IP68 contra poeira.
O que aconteceu?
Pixel 10 Pro Fold explodiu num teste de resistência. E agora?
Portanto, durante o famoso teste de resistência à dobra, algo essencial em qualquer Fold ou Flip, o smartphone explodiu debaixo da câmara, libertando fumos tóxicos, e até chegou a acionar o alarme de incêndio.
Zack Nelson (JerryRig) ficou incrédulo. “Em dez anos a testar telemóveis, nunca nenhum tinha explodido. O Pixel 10 Pro Fold é o primeiro,”
A explosão durante o teste
O teste é sempre o mesmo.
Ou seja, passa por aplicar força manual no ponto mais frágil do equipamento para avaliar a rigidez da estrutura. Mas, ao contrário de outros modelos, como os anteriores Pixel Fold e Pixel 9 Pro Fold, que apenas dobraram junto à zona da antena, o novo dobrável da Google dobrou demasiado, o que resultou em danos diretos na bateria.
Uma bateria que dobre, vai muito provavelmente provocar um curto-circuito e combustão imediata. No fundo, exatamente aquilo que aconteceu com o Note 7 da Samsung, por utilizar uma técnica inovadora para tentar aumentar a capacidade da bateria.
Basicamente, o ecrã cedeu, o corpo partiu-se e um dos módulos de bateria libertou fumo antes de incendiar-se.
Devem os utilizadores preocupar-se?
Não vou dizer um absoluto não. Mas… Diria que não.
O teste do JerryRigEverything é extremo e muito além do uso normal.
Nenhum utilizador vai dobrar o telemóvel daquela forma a menos que o faça de propósito. Ainda assim, é um alerta curioso! Quem tiver o Pixel 10 Pro Fold deve evitar deixá-lo aberto em mochilas ou malas, onde possa sofrer pressão.
Então e o resto da resistência? Poeira, sim. Areia? Não!
Outro detalhe revelado no vídeo foi o desempenho do sistema de dobradiça. Apesar da certificação IP68, o dobrável da Google não parece resistir bem a grãos de areia ou partículas maiores, que podem entrar pela estrutura e comprometer o mecanismo.
Ou seja… Pode ser à prova de poeira, mas não à prova de praia.
Em suma, os dobráveis, até os mais recentes, continuam a apresentar várias fragilidades. O que continua a afastar os consumidores.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!