A OpenAI revelou no DevDay 2025 uma das maiores transformações de sempre no ChatGPT. Ou seja, a empresa anunciou que o chatbot vai passar a suportar aplicações completas dentro da própria interface.
Isto significa que o ChatGPT vai poder correr apps como o Spotify, Expedia, Canva ou Booking, isto sem precisar de sair da conversa. É como se tivesse essas apps instaladas dentro do próprio GPT.
ChatGPT vai ser muito mais do que um assistente!
Há alguns anos atrás, falámos de super apps, que basicamente seriam capazes de conjugar muitas das funcionalidades que utilizamos no nosso dia-a-dia, e que estão separadas por várias apps, num único sítio.
Pois bem, o ChatGPT é cada vez mais uma super App, com inteligência própria.
Na prática, a OpenAI quer transformar o ChatGPT num verdadeiro sistema operativo de conversação, onde é possível abrir, usar e até integrar apps externas sem trocar de ambiente.
É uma jogada ousada que desafia diretamente os ecossistemas da Apple e da Google, já que o ChatGPT é uma app disponível tanto no iPhone como no Android.
Que apps já estão disponíveis?
A funcionalidade já começou a chegar aos utilizadores com sessão iniciada (com exceção da União Europeia, por enquanto) e está disponível em todas as versões do ChatGPT (Free, Go, Plus e Pro).
A primeira vaga de aplicações inclui:
- Booking: pesquisa e reserva de hotéis diretamente nas conversas.
- Canva: criação de apresentações e conteúdo visual, com pré-visualização no ChatGPT.
- Coursera: acesso a cursos e temas de aprendizagem.
- Expedia: planeamento de viagens e voos dentro do chat.
- Figma: criação e edição de diagramas e gráficos.
- Spotify: pesquisa de músicas e criação de playlists sem sair do ChatGPT.
- Zillow: pesquisa de imóveis com mapa integrado.
Outras apps estão a caminho, incluindo AllTrails, DoorDash, Khan Academy, Instacart, Peloton, OpenTable, Target, TheFork, Tripadvisor, Thumbtack e Uber.
Como funciona na prática?
O processo é simples e vai facilitar a vida a todos os utilizadores.
Basta mencionar o nome da app numa conversa e o ChatGPT trata do resto.
Se for a primeira utilização, é pedido para ligar a conta correspondente (por exemplo, Spotify ou Canva), com toda a informação sobre os dados partilhados. A partir daí, a app funciona diretamente dentro do ChatGPT, inclusive em dispositivos móveis, e pode até incluir botões e links que abrem o serviço principal.
O futuro das “apps” pode começar aqui!
Com este passo, a OpenAI dá início àquilo que pode ser uma nova era das aplicações. Se os programadores aderirem em força, o ChatGPT pode tornar-se a nova plataforma universal, onde cada app vive integrada num ambiente de IA capaz de compreender o contexto e antecipar necessidades.
O que pode também mudar a forma como os nossos smartphones funcionam, porque os ecossistemas da Apple e Google acabam por perder muita da sua força. Vai ser interessante perceber como tudo vai acontecer ao longo dos próximos tempos.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!