UFS 5.0: Armazenamento no smartphone vai subir de nível!

Ao que tudo indica, o novo padrão UFS 5.0 está prestes a ser finalizado. Por isso, a próxima geração de armazenamento para smartphones, tablets e outros dispositivos móveis deve duplicar a velocidade face ao atual UFS 4.0, isto ao mesmo tempo que reduz o consumo energético.

Duas grandes notícias, porque é algo que vai de facto fazer a diferença nas gamas altas, e na realidade, no futuro da computação móvel.

UFS 5.0: Armazenamento no smartphone vai subir de nível!

já tivemos um smartphone super fino na mão. o que muda?

Muito resumidamente, o UFS 5.0 é o passo seguinte na corrida por desempenho e eficiência. É um novo padrão que chega numa altura em que a inteligência artificial começa a exigir mais largura de banda e velocidade para processar modelos diretamente no telefone.

Ou seja, se achava que a IA ia estar para sempre na “Nuvem”, pode tirar o cavalinho da chuva. A ideia é levar as coisas para o lado do smartphones, aos poucos.

Até 10,8 GB/s. Quase ao nível de um SSD PCIe Gen 5!

Segundo a JEDEC, o UFS 5.0 pode atingir 10.800 MB/s de largura de banda teórica, ou seja, praticamente o mesmo que um SSD NVMe PCIe Gen 5. É performance de PC a sério!.

Um SSD super rápido é até maior do que aquele que podemos ver na imagem. Mas a performance vai ser muito similar no smartphone.

Mais concretamente, cada canal pode chegar aos 6.400 MB/s, o que representa um salto enorme face ao UFS 4.0 e 4.1, que ficavam pelos 5.800 MB/s no total.

Além da velocidade bruta, o novo padrão também melhora a integridade do sinal e facilita a integração com os sistemas dos fabricantes, reduzindo ruído entre os circuitos de memória e o controlador.

Além de tudo isto, entre as novidades estão ainda o Inline Hashing, que aumenta a segurança dos dados, e uma arquitetura mais eficiente para reduzir o consumo energético, algo essencial em smartphones e wearables.

Compatível com UFS 4.0 e preparado para o futuro!

Como seria de esperar, o UFS 5.0 é retrocompatível com hardware UFS 4.0 e 4.1. Isto significa que chips como o Snapdragon 8 Elite Gen 5 ou o Dimensity 9500 poderão suportá-lo assim que os fabricantes começarem a integrar o novo standard.

Além disto, o UFS 5.0 não é exclusivo para smartphones. Vai expandir-se para carros, wearables, consolas e dispositivos de edge computing, onde a eficiência energética é tão importante como o desempenho.

Quando chega aos smartphones?

Calma! As coisas demoram o seu tempo.

Rumores indicam que a Samsung, a Micron e a SK Hynix só deverão ter os primeiros chips UFS 5.0 prontos para testes no final de 2026. Isso significa que os primeiros smartphones com esta tecnologia só deverão chegar em 2027.

Mais concretamente, não vai ser nesta próxima geração, deve ser na que vem a seguir. Nos Xiaomi 18 e Galaxy S27.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque