Pois bem, depois de ter aumentado o preço do Xbox Game Pass em 50%, a Microsoft parece ainda não ter terminado as mudanças no seu ecossistema de gaming.
Afinal, ao que tudo indica, a gigante norte-americana está a preparar uma versão gratuita do Xbox Cloud Gaming, mas claro, há um senão: será gratuita com anúncios.
Como vai funcionar?
A ideia é simples e até faz algum sentido.
Os jogadores poderão aceder a títulos free-to-play, a alguns jogos que já tenham comprado, e ainda a uma seleção de clássicos da Xbox. Mas, antes de começar a jogar, será obrigatório assistir a dois minutos de publicidade.
Além disso, a versão gratuita ficará limitada a cinco horas por mês, divididas em sessões de uma hora cada.
Disponibilidade
Este novo modelo será acessível em PC, consolas e dispositivos portáteis, com um teste público previsto “em breve” e lançamento completo nos próximos meses.
A estratégia por trás da jogada?
Já sabíamos que a Microsoft queria tornar o Cloud Gaming “mais acessível”.
O aumento do preço do Game Pass foi justificado, em parte, pelo facto de já não ser necessário ter a subscrição Ultimate para jogar na cloud. Agora basta o nível Essential.
A introdução desta versão gratuita com anúncios é mais um passo nessa lógica, mas com fortes limitações que, na prática, parecem mais pensadas para empurrar os utilizadores para as subscrições pagas.
Vale a pena?
Cinco horas mensais dificilmente vão satisfazer quem procura jogar de forma consistente. É o tipo de restrição que serve apenas para “dar a provar” o serviço, para depois o utilizador sentir necessidade de pagar.
No entanto, este movimento pode ser visto como um ensaio para um modelo híbrido, onde a Microsoft mistura subscrições e publicidade, algo que já acontece no streaming de filmes e séries.
Algo que pode muito bem ser o futuro dos jogos.
Mas… Somando o aumento de preços, a remoção de descontos e agora a introdução de anúncios… A verdade é que a relação da Microsoft com os jogadores não anda exatamente no melhor momento.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!