PlayStation 5 Pro vai receber atualização séria! Está quase.

A PlayStation 5 Pro foi lançada há apenas alguns meses, e apesar de todas as críticas, a maioria delas à volta do preço, a realidade é que já se fala no próximo grande salto tecnológico que vai receber.

Ou seja, a consola deverá contar com suporte para AMD FSR 4 no início de 2026, trazendo melhorias na qualidade gráfica e desempenho graças ao uso de técnicas de super resolução e geração de frames potenciadas por inteligência artificial. Pode parecer algo leve, mas não, vai mesmo ajudar a versão Pro da consola a chegar a um outro nível.

O que se sabe até agora?

playstation 5, ps5 pro, playstation 5 pro

Rumores apontavam que a atualização chegaria no primeiro trimestre de 2026, e o próprio Mark Cerny, arquiteto de sistemas da PlayStation, já confirmou que o suporte ao FSR 4 está garantido para esse ano.

O detalhe é que a consola não tem suporte nativo para FP8, usado nas gráficas RDNA 4, pelo que será necessária uma adaptação da tecnologia.

Além disso, jogos atuais terão de ser atualizados com patches para tirarem partido do novo upscaler, já que a versão atual do PSSR da Sony não permite troca de DLLs ao nível do sistema.

PSSR vs FSR 4

Convém esclarecer que o que vai chegar à PS5 Pro não é exatamente o mesmo FSR 4 que veremos nos PCs com gráficas AMD de nova geração.

Trata-se de uma versão do PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) desenvolvida em conjunto pela Sony e AMD, com base no mesmo algoritmo. A ideia é oferecer uma experiência semelhante, mas otimizada para o hardware da consola.

Porque importa?

Com esta atualização, a PlayStation 5 Pro poderá oferecer jogos ainda mais detalhados, mantendo altas taxas de frames, algo essencial para títulos de nova geração que já puxam ao limite o hardware atual.

Sim, mesmo sem o FSR 4 completo, é um salto interessante para prolongar a relevância da consola até à chegada da próxima geração.

Conclusão

A PS5 Pro já é uma máquina pensada para quem exige mais qualidade gráfica. Mas, a chegada do suporte ao FSR 4 em 2026 promete cimentar ainda mais esse estatuto.

A questão que fica é se os estúdios vão investir realmente em otimizar os seus jogos para tirar partido desta tecnologia. Não sendo uma tecnologia “automática”, é inegável que deixar as coisas nas mãos de parceiros… Pode correr mal.

Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque