A DIGI é a operadora mais novinha do nosso mercado, mas, ainda assim, é uma das que mais impacto teve ao longo destes últimos anos. Porém, é também uma operadora que encontrou muitas, talvez demasiadas, barreiras em Portugal. Uma delas está no Metro de Lisboa.
Dito tudo isto, a DIGI veio a público esclarecer a polémica em torno da falta de cobertura no Metro de Lisboa. Vamos por partes?
DIGI responde: afinal porque é que não há rede no Metro de Lisboa?
Portanto, depois de vários relatos que apontavam que a operadora não queria pagar a sua parte do investimento inicial feito por MEO, Vodafone e NOS, a empresa garante que a história não é bem assim.
A coisa está mal contada.
O que está em causa?
Segundo a versão inicial, as três grandes operadoras juntaram-se há anos para instalar e partilhar antenas no Metro.
A DIGI, que chegou mais tarde, não faria parte desse consórcio e recusava assumir os custos do investimento original, querendo apenas pagar manutenção. A DIGI desmente categoricamente essa informação.
A versão da DIGI!
A empresa afirma que sempre mostrou disponibilidade para assumir a sua quota-parte justa dos custos já realizados, num modelo proporcional (pro rata), além da manutenção atual e futura.
Segundo o comunicado, o bloqueio não vem da falta de investimento ou vontade da DIGI, mas sim da ausência de uma solução rápida e justa depois de mais de dois anos de conversações com o Metropolitano de Lisboa.
Alternativas em cima da mesa?
A DIGI diz mesmo que chegou a propor a construção de um novo sistema de cobertura, que poderia ser usado também pelas outras operadoras. No entanto, até agora, não houve acordo que permita aos clientes da operadora terem rede no Metro da capital.
Porto como exemplo
Enquanto isso, no Porto, a história é diferente. A DIGI garante que já existe cobertura de qualidade em 14 estações do Metro, tanto em 4G como em 5G, fruto de uma relação construtiva com a administração local.
Em suma…
A operadora defende que não está a fugir ao investimento e que quer, tanto quanto os seus clientes, que o problema se resolva. Ter rede no metro é importante, e é obviamente um dos factores que afata os clientes da DIGI.
O caso continua em aberto, mas a pressão é cada vez maior.
🔥 Este artigo foi útil?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


