iPhone 11 Pro Max até 17 Pro Max: A inovação ficou em casa!

O Reddit voltou a incendiar a discussão em torno da Apple, o que faz sentido, visto que os novos iPhone 17 estão a menos de 2 dias de distância. Mais concretamente, alguém juntou várias gerações de smartphones Apple numa imagem e questionou… O que mudou?

O resultado? Uma caixa de comentários cheia de frustração, sarcasmo e até algum realismo.

Sempre o mesmo iPhone?

Muitos utilizadores apontaram o óbvio. Ou seja, à primeira vista, os iPhones parecem todos iguais. Claro que vieram logo pessoas à defesa, ao dizer que “um smartphone é um smartphone, o que é que ainda podem inventar?

Isto é de facto verdade, já não há muito a fazer ou a inventar num smartphone. Porém, para uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo, senão mesmo a maior, parece que os últimos anos sabem a muito pouco.

Existe defesa?

Mas nem todos concordam. Alguns utilizadores lembravam que a evolução não se mede pela traseira ou pelo notch de um ecrã

“Julgas PCs e consolas pelo formato da caixa?”. É um argumento válido: os avanços mais importantes estão no interior, no SoC, na fotografia computacional, na autonomia melhorada, integração de IA e um ecossistema que, goste-se ou não, continua a ser o mais consistente.

A Apple prefere refinar o que funciona em vez de arriscar em mudanças drásticas que poderiam comprometer a experiência. Mas, as críticas começam a ser demasiado pesadas para continuar no mesmo exato caminho.

O problema não é só da Apple

Vale a pena reconhecer que esta falta de inovação visível não é exclusiva da Apple.

Samsung, Xiaomi, Oppo, OnePlus… todos estão presos ao mesmo dilema! Como reinventar algo que já atingiu um nível de maturidade tal que a diferença entre gerações é mínima? É a mesma razão pela qual todas as TVs são planas e todos os carros têm quatro rodas.

O formato estabilizou porque funciona.

O que os utilizadores querem?

Entre tantas opiniões, há desejos comuns: preços mais baixos, maior autonomia, carregamento rápido, menos limitações no ecossistema, e claro, alguma surpresa que faça sentir que vale a pena trocar de telemóvel.

Mas até isso parece cada vez mais difícil de acontecer.

O veredito?

A verdade é que a Apple continua a vender milhões, e isso mostra que grande parte dos consumidores não está assim tão preocupada com a falta de mudanças drásticas. Ainda assim, a perceção de “mais do mesmo” está a ganhar força.

Dito tudo isto, se há algo que a internet nunca perdoa é a estagnação disfarçada de inovação.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque