O nome Renault Clio é do conhecimento de todos. Quer ande ou saiba alguma coisa sobre carros, você sabe, com toda a certeza, o que é um Clio. O que é normal… Porque mesmo passado 35 anos de história, é um carro que teima em redefinir o segmento onde se insere!
Novo Renault Clio (6.ª geração): O que muda?
Parece que foi ontem, mas desde o ano de 1990 que o Clio dita tendências nos utilitários europeus.
Estamos a falar de um carro que foi duas vezes considerado Carro Europeu do Ano (1991 e 2006), teve versões icónicas como Baccara, Williams ou o Clio V6 de motor central, e já vendeu quase 17 milhões de unidades em 120 países.
Aliás, mesmo em 2025, com uma geração em fim de vida, continua no topo das tabelas: carro mais vendido na Europa no 1.º semestre deste ano.
O que muda no Clio VI: mais presença, mais agressivo, mas com menos identidade?



Basta olhar para as imagens para perceber que o Clio foi totalmente redesenhado. Aliás, a minha primeira opinião, é de que o novo Clio, não é um Clio. Porquê?
Este novo automóvel cresce para 4.12 m de comprimento e 1.77 m de largura (altura 1.45 m, distância entre eixos 2.59 m). Isto significa um capô mais longo, linhas de tensão marcadas, assinatura LED expressiva e proporções mais atléticas.
O carro parece mais… Carro! Mas isso também significa ser menos Clio. Ou seja, na minha opinião, o Clio sempre foi um “carrinho” interessante, ágil, e capaz de comer quilómetros. Agora, é diferente, porque parece muito mais carro, parece até ter subido no segmento.
Sim, há coisas muito Clio, que estão no ADN da marca, como são as maçanetas traseiras dissimuladas, mas agora acrescenta spoiler de porta-bagagens e pode andar com jantes até 18” (consoante versão).
Híbrido E-Tech 160 hp: mais potência e menos consumos!
A estrela da gama é o full hybrid E-Tech 160 hp:

- 3.9 l/100 km combinados e 89 g CO₂/km (recorde da gama)
- 0–100 km/h em 8.3 s (menos 1 s vs geração anterior)
- Até 80% de condução elétrica em cidade e 1.000 km de autonomia em autoestrada (estimativos do fabricante)
- Caixa multimodo inteligente (derivação tecnológica da F1): combina 2 relações elétricas e 4 térmicas para 15 pares possíveis, alternando entre modos EV, híbrido dinâmico, carregamento em marcha e regeneração.
Gama de motores para todos
- TCe 115 (1.2 três cilindros, 115 hp/190 Nm): manual ou EDC 6 de dupla embraiagem. Consumos desde 5,0 l/100 km (5,1 l/100 km EDC), CO₂ desde 114–116 g/km (homologação pendente para EDC).
- Eco-G 120 (gasolina + GPL, 120 hp/200 Nm) com EDC 6 (consumo combinado 6,9 l/100 km, CO₂ desde 107 g/km, homologação pendente).
- E-Tech 160 (ver acima).
Baseado na plataforma CMF-B, o chassis recebeu afinações para maior conforto, isolamento e comportamento dinâmico.
Interior: mais qualidade, mais ecrãs, Google integrado. É um Clio já dentro da “nova” Renault!

O habitáculo sobe de patamar: novos materiais (têxteis e Alcântara no Esprit Alpine), iluminação ambiente com 48 cores e um duplo ecrã em “V” de 10,1” (depende do nível) virado ao condutor.
O sistema OpenR Link com Google built-in estreia no segmento: Google Maps, Assistant (controla funções do carro) e Google Play com >100 apps (Prime Video, Amazon Music, HBO Max, Radioplayer, Vivaldi, etc.).
Além disso, há 2 GB/mês de dados incluídos por 3 anos (ou até ao fim do leasing), Android Auto/Apple CarPlay sem fios, carregador wireless, duas USB-C à frente e conetividade OTA para atualizações.
Som Harman Kardon opcional (10 canais/410 W, perfis co-criadas com Jean-Michel Jarre).
Ajudas para dar e vender! Até 29 assistências
De série com travão de mão elétrico e cruise control adaptativo, podem juntar-se Active Driver Assist, correção de trajetória, travagem automática em marcha-atrás, alerta de saída segura, Emergency Stop Assist, câmaras HD (traseira e 360º).
O My Safety Switch permite ligar/desligar até 5 ADAS de uma vez.
Programa Human First: monitorização avançada de fadiga/distração, Safety Score (avalia condução 0–100) e Safety Coach (conselhos personalizados), widget Safety Monitor, e QRescue (QR para equipas de emergência).
Espaço? Temos mais.
Bagageira até 391 L (consoante motorização) com bordo de carga 40 mm mais baixo. Nova consola central com arrumação fechada, tomada 12 V atrás, e integração cuidada de portas USB-C.
Gamas e equipamento (síntese)
- Evolution: ACC, travagem automática, LKA, monitorização atenção, travão elétrico, ecrã central 10,1”, sensores traseiros, tablier em tecido, AC.
- Techno: OpenR Link com Google, climatização auto, vidros traseiros escurecidos, espelho eletrocrómico, iluminação ambiente, Multi-Sense, chave mãos-livres, espelhos rebatíveis, jantes 16”, câmara traseira, máximos automáticos, limpa-para-brisas auto, 6 colunas.
- Esprit Alpine: acabamentos exclusivos em Alcântara, pedais alumínio, carregamento wireless, banco passageiro regulável em altura, projeção de logótipo, jantes 18” com detalhes azuis, ICC (cruise adaptativo inteligente), assistência estacionamento lateral/frontal, BSM, alerta de saída segura, tráfego cruzado traseiro, AEB em marcha-atrás.
Lançamento?
Encomendas abrem antes do fim do ano.
Ficha técnica (principais dados)
Dimensões – 4,116 m (C) × 1,768 m (L) × 1,451 m (A) | Entre-eixos 2,591 m | Peso desde 1.155 kg | Porta-bagagens até 391 L | Reboque 900 kg.
E-Tech 160 (full hybrid) – 1.8 Atkinson + 2 motores elétricos | 160 hp | 3,9 l/100 km | 89 g CO₂/km | 0–100 km/h: 8,3 s | caixa multimodo sem embraiagem.
TCe 115 – 1.2 3 cil. 115 hp/190 Nm | Manual ou EDC 6 | 5,0–5,1 l/100 km | 114–116 g CO₂/km (EDC pendente).
Eco-G 120 (GPL) – 3 cil. 120 hp/200 Nm | EDC 6 | 6,9 l/100 km | 107 g CO₂/km (pendente).
Conclusão
É estranho, mas é também simples. O novo Clio mantém a receita que o tornou no utilitário francês mais vendido de sempre, mas aparece com alguns toques mais modernos e apelativos.
Chega com design forte, interior e tecnologia de segmento acima, e agora um híbrido E-Tech 160 que bate recordes de eficiência sem abdicar de prestações.
Em suma, três décadas e meia depois, continua com “tudo de um grande carro” num formato compacto. Agora é esperar para perceber se vai continuar os níveis de sucesso.
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