Terça-feira, Agosto 19, 2025

Sabe como encontrar e remover spyware do seu Android?

Isto pode acontecer com qualquer smartphone, mas… Verdade seja dita, é bem mais provável no lado Android da coisa. É um ecossistema muito mais segmentado, onde as atualizações de segurança nem sempre são uma certeza. Por isso, se não tiver cuidado, o seu Android pode estar a espiá-lo.

Sabe como encontrar e remover spyware do seu Android?

No fundo, é exatamente por isso que, nos últimos meses, os hackers voltaram a apostar em spyware para roubar dados pessoais, desde mensagens e fotografias até chamadas e localização GPS.

Um estudo da Malwarebytes revelou que só na primeira metade de 2025 os casos de spyware aumentaram 147%. O pior é que o malware via SMS disparou 692% entre abril e maio.

Tudo porque este tipo de ataque é fácil de lançar através de esquemas de phishing. Basta um link ou uma app maliciosa para dar acesso a passwords, cartões de crédito e muita informação sensível.

A boa notícia é que é possível detetar e remover este tipo de ameaça com alguns passos simples.

- Advertisement -

Como perceber se o seu Android tem spyware

Existem sinais óbvios!

Se o smartphone começar a ficar mais lento, aquecer demasiado ou gastar bateria a uma velocidade anormal, pode ser um indício. O mesmo acontece com o consumo excessivo de dados sem razão aparente.

Porém, como já deve ter imaginado, a forma mais direta de confirmar é usar uma aplicação de deteção de malware. Ferramentas como Avast, Avira, Bitdefender Mobile Security ou Kaspersky Premium ajudam a identificar apps suspeitas e orientam o utilizador na remoção.

Outra solução é a remoção manual. Para isso, reinicie o dispositivo em modo de segurança. Mantenha premido o botão de energia, carregue de forma prolongada na opção Desligar e selecione Modo de segurança. Depois, vá a Definições > Apps, encontre a aplicação maliciosa e desinstale-a.

Quando o spyware tem permissões de administrador

Algumas apps maliciosas conseguem ganhar permissões de administrador, o que impede a remoção direta. Nesse caso, vá a Definições > Segurança e Privacidade > Mais definições de segurança > Apps de administrador do dispositivo. Desative as permissões da app suspeita e só depois proceda à sua eliminação. Reinicie o smartphone no final para garantir que tudo volta ao normal.

Melhor prevenir do que remediar

Mesmo com estas soluções, o ideal é evitar a infeção.

Tenha cuidado com as apps que instala, mesmo na Google Play Store, e dê preferência às que têm boas avaliações. Evite clicar em links recebidos por SMS e considere manter uma aplicação de proteção ativa no dispositivo.

Antes de mais nada, não se esqueça que, nos dias que correm, temos tudo no smartphone. Por isso… Muito cuidado!

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também