Montar um PC é cada vez mais caro. Mesmo um setup de entrada já anda nos 500 a 800 euros, e isso sem contar com monitor, teclado, rato, ou na loucura… Colunas.
Por isso, não admira que muitos olhem para o mercado de usados como uma forma de poupar uns bons trocos. Especialmente nos tempos que correm, em que a performance já não muda como mudava, e como tal, pode fazer sentido meter as mãos em hardware com 1 ou 2 anos, a preços muito mais vantajosos.
A questão é que nem tudo compensa, e há peças que simplesmente não devias comprar em segunda mão.
O que nunca deves comprar usado?
Se há um componente que está completamente fora da lista, é a fonte de alimentação.
Por muito impecável que pareça, e até pode estar, não consegues perceber o desgaste interno a olho nu. O risco é grande! Isto porque, uma fonte em mau estado pode fritar o teu PC ou, pior ainda, pegar fogo.
Vale a pena arriscar? Não.
Outro ponto de grande risco são as placas gráficas. O preço das GPUs está pelas horas da morte, e a tentação de ir ao OLX, Wallapop ou Vinted é grande.
Mas o risco de apanhares uma gráfica que esteve meses a minerar criptomoedas, com performance já em baixo, é real. É um componente que mesmo usado, é caro…. Por isso, pode fazer sentido pagar o preço real, para teres tudo em conformidade.
Pelo que custam e pela importância que têm no sistema, mais vale esticar o orçamento para uma nova, com garantia.
Os processadores também não são boa aposta. São frágeis, podem vir com pinos tortos ou danificados por descargas eletrostáticas. Além disso, um CPU novo muitas vezes vem com bundles interessantes, como jogos incluídos, que já compensam parte do investimento.
O que podes comprar sem medo!
Nem tudo são más notícias. Há peças em que o mercado de usados faz todo o sentido. Um cooler a ar usado, por exemplo, é fácil de avaliar. Se não tiver aletas dobradas ou ventoinhas danificadas, está pronto a funcionar.
As caixas de PC também são ótimas compras em segunda mão. Há modelos premium a preços baixos e até raridades já descontinuadas que podem dar personalidade única ao teu setup.
E por fim, a RAM, ou até um disco SDD. Embora possa falhar ao longo do tempo, na prática é raro acontecer. Desde que escolhas módulos compatíveis com a tua motherboard, dificilmente vais ter problemas.
Conclusão
Com os preços de hardware a subir, o mercado de usados é uma alternativa tentadora.
Mas é preciso ter cuidado!Fica com esta regra simples, se não conheces o vendedor, fonte, gráfica e CPU só novos. Cooler, caixa, RAM, teclados, ratos e SSDs usados podem ser o negócio da tua vida.