A Microsoft está finalmente a dar ouvidos a um dos pedidos mais antigos dos utilizadores: levar o Dark Mode a todas as apps do Windows 11! Onde temos de incluir o histórico Explorador de Ficheiros.
Sim, o Modo Escuro existe, porém, até agora, estava limitado a partes do sistema como o menu Iniciar, a barra de tarefas e as Definições. Ou seja, ficava sempre a sensação de que a experiência era a meio gás. O que não faz sentido quando estamos a falar de um dos maiores sistemas operativos à face da terra.
Explorador de Ficheiros em modo escuro!
Nas versões de teste mais recentes do Windows 11 (build 26100.5061), já começam a surgir alterações visíveis no Explorador de Ficheiros.
Janelas de confirmação, como apagar ficheiros, esvaziar a reciclagem ou abrir pastas comprimidas, passam a ter a interface escura quando o Dark Mode é ativado. Não é perfeito, ainda há inconsistências gráficas, mas é um avanço claro.
Um atraso face à concorrência?
Enquanto macOS, ChromeOS e até Ubuntu já oferecem Dark Mode de forma uniforme em todas as aplicações. Enquanto tudo isso acontece, o Windows tem andado a marcar passo.
Esta falta de consistência sempre foi uma das maiores críticas dos utilizadores e, em 2025, parece que a Microsoft está finalmente a tentar corrigir a falha.
O que esperar?
A integração total ainda vai demorar. As mudanças no Explorador de Ficheiros mostram que o trabalho está em andamento, mas tudo indica que só no Windows 11 25H2 é que veremos o Dark Mode totalmente implementado nas apps antigas.
Até lá, resta esperar que a Microsoft acelere e consiga entregar uma experiência moderna e completa que já devia estar presente há muito tempo.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!