A “travagem pelo motor” não é um truque secreto reservado apenas a quem conduz carros manuais. Na prática, trata-se simplesmente de tirar o pé do acelerador e deixar que a resistência interna do motor ajude a reduzir a velocidade do carro. Quando largas o acelerador, a válvula de admissão de ar fecha-se, o fluxo de ar para o motor diminui e deixa de haver força para te empurrar para a frente. O resultado? O carro começa a desacelerar graças à resistência do próprio motor e isto acontece tanto em manuais como em automáticos.
Travagem pelo motor nos automáticos? Sim, é possível
Nos carros manuais, este efeito é mais evidente: cada vez que reduzes uma mudança, as rotações sobem e sentes a desaceleração. Mas, ao contrário do que muitos pensam, nos automáticos o princípio é o mesmo.
A maioria dos automáticos modernos tem algum nível de controlo manual, seja através de patilhas no volante, modo “Sport” ou posições específicas como “L” (Low) ou “S” (Sport) na caixa de velocidades. Ao reduzires manualmente para uma relação mais baixa no momento certo, vais sentir o motor responder tal como num carro manual.
O truque está em escolher o momento certo para reduzir. Feito de forma correta, consegues controlar a velocidade sem tocar no pedal do travão, com uma desaceleração mais suave e controlada.
O melhor amigo das pastilhas de travão
As pastilhas de travão estão constantemente sujeitas a desgaste devido ao atrito. Quanto mais usares o pedal, mais calor e fricção geras e mais rápido as vais gastar.
Se costumas descer estradas íngremes, conduzir com carga pesada ou enfrentar trânsito “pára-arranca”, a travagem pelo motor pode reduzir o esforço sobre as pastilhas, prolongando a sua vida útil.
Menos trabalho para os travões significa menos calor acumulado, e isso ajuda a evitar problemas como o fading. Ou seja, quando discos e pastilhas sobreaquecem e perdem eficácia. É um risco sério, especialmente em descidas longas, e pode ser prevenido com esta técnica.
Quando usar a travagem pelo motor
- Em descidas longas evita sobreaquecimento dos travões.
- Ao aproximar-te de trânsito mais lento desde que mantenhas distância de segurança.
- Antes de curvas suaves ajuda a entrar na trajetória com mais controlo.
- Em piso escorregadio reduz o risco de bloqueio das rodas e perda de aderência.
Como aplicar sem danificar o carro
Para automáticos:
- Reduz para uma mudança mais baixa antes da velocidade aumentar demasiado.
- Evita mudanças bruscas para relações muito baixas, pois isso pode forçar a caixa de velocidades.
- Observa o conta-rotações. Assim se o motor começar a “gritar” logo após reduzires, é sinal de que desceste demasiado na relação.
- Faz a transição de forma gradual e suave.
Cuidados a ter
Apesar de útil, a travagem pelo motor não substitui completamente os travões. Entretanto em condições de baixa visibilidade, lembra-te de que desacelerar apenas pelo motor não acende as luzes de travagem, podendo surpreender quem vem atrás. Usa a técnica como complemento, não como substituto total do pedal.
A travagem pelo motor é uma daquelas técnicas simples, mas que fazem toda a diferença na condução. Poupa travões, aumenta a segurança e dá-te mais controlo sobre o carro. E o melhor? Está disponível em qualquer veículo seja manual ou automático bastando saber quando e como usar.