O iPhone 17 Air vai ser, na prática, um iPhone 17 Pro mais fino e mais leve, porém, com alguns ajustes para não derreter as mãos dos utilizadores. Segundo um recente leak vindo do Weibo, a diferença mais óbvia está na placa gráfica: o A19 Pro do Air terá 5 núcleos de GPU em vez dos 6 do Pro.
A razão parece simples, e não é (só) para poupar custos. Com apenas 5.5 mm de espessura, o iPhone 17 Air vai ser o iPhone mais fino de sempre, e de facto, vai ser um dos smartphones modernos mais finos do mercado. Para ter ideia, é ainda mais fino que o velhinho iPhone 6 (6.9 mm).
Dito tudo isto, menos GPU significa menos calor, o que é crucial num corpo tão estreito.
Diferenças de performance? Só para gamers!
No dia a dia, ninguém vai notar a falta de um núcleo gráfico extra, a não ser que seja viciado em jogos pesados. Para mensagens, redes sociais, Netflix e navegação, o Air vai voar tal como o Pro.
Porém, como dissemos várias vezes, a bateria, essa, será mais pequena. São 2.800 mAh, ou seja, equivalente à do iPhone 12. A autonomia vai sofrer, e bem. A Apple promete um iOS mais eficiente, mas é provável que a autonomia seja um problema, especialmente se for um entusiasta.
Design e especificações?
O Air vai pesar só 145 gramas, menos que um iPhone SE 2, e terá um ecrã 6.6” ProMotion 120 Hz e 12 GB de RAM (mais do que os modelos base do iPhone 17, que ficam nos 8 GB). A câmara será apenas uma na traseira, deixando claro que este modelo não é para quem quer o sistema fotográfico mais avançado da Apple. (Para isso, há o Pro e o Pro Max).
Preço e lançamento
O evento de apresentação deverá acontecer a 9 de setembro, com pré-vendas a 12 e chegada às lojas a 19.
Quanto ao preço, é quase certo que o Air vai ser 100€ mais caro que o iPhone 16 Plus. (A versão Plus deixa de existir). Entretanto, o iPhone 17 Pro também deve ficar ligeiramente mais fraco, mas isso acontece porque a versão de 128GB vai também ela deixar de existir.
O iPhone 17 Pro Max deve continuar nos 1499€ em Portugal.