Robôs vão ter os seus próprios Jogos Olímpicos!

Na China… Claro!

Sim, parece ficção científica, mas é mesmo real! já na próxima semana, Pequim vai receber os World Humanoid Robot Games 2025, uma espécie de Jogos Olímpicos… mas só para robôs humanoides.

Ou seja, o que fazemos para os humanos, que é tentar descobrir os nossos limites, vamos também fazer para os robôs.

Robôs vão ter os seus próprios Jogos Olímpicos!

Chinese Teams Prepare for Relay Events at World Humanoid Robot Games

Parece interessante? Por acaso, se é fã de tecnologia, isto tem tudo para ser algo giro de se ver.

O evento vai juntar mais de 500 robôs de 127 empresas diferentes, vindos de vários pontos do mundo, para competir em provas que vão do basquetebol ao badminton, passando pelo pingue-pongue, combates de artes marciais e até dança de grupo.

Haverá ainda desafios baseados em cenários do dia-a-dia e exibições para mostrar do que estas máquinas já são capazes de fazer nesta altura do campeonato.

IA Fìsica?

A China está a apostar forte na chamada “IA física”, o próximo grande passo da inteligência artificial, que junta software avançado a máquinas capazes de interagir com o mundo real. Empresas como a Tencent e a Alibaba estão a investir a sério, não só no desenvolvimento, mas também na produção em massa destes robôs, tornando-os cada vez mais acessíveis.

A Unitree, por exemplo, já apresentou um modelo humanoide com preço a rondar os 6 mil dólares.

Em suma, mais do que uma curiosidade tecnológica, este evento é um reflexo de como a China quer dominar também o mercado dos robôs humanoides. Mas, também é uma excelente forma de perceber onde estão as grandes inovações, e claro, os grandes problemas da robótica atual. Isto não tem de ser um “flex” da China. Pode ser uma oportunidade para melhorar, e muito, aquilo que vai ser o nosso futuro

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também